Jornal Desafio
DESTAQUE » NO ESWATINI: TRIO MOÇAMBICANO FAZ HISTÓRIA NA WFL
REPORTAGEM

NO ESWATINI: TRIO MOÇAMBICANO FAZ HISTÓRIA NA WFL

Já havíamos dito alguma vez que elas conquistaram o reino swati, apesar de não terem participado na tradicional dança denominada Umhlanga, onde o monarca selecciona as donzelas que agregam ao irracional número de esposas para o seu leito conjugal.

Contudo, as internacionais moçambicanas, nomeadamente Lónika Vasco, Daniel Cidália (Ninica) e Inês Celestino (Chinguleza) entraram para a história ao sagrarem-se campeãs pelo Young Buffaloes, emblema que milita no Women Football League (WFL), liga feminina do Eswatini, após vencerem no último sábado, por 2-0, a equipa do AS Interladies, no desfecho da 22ª jornada da competição.

Ainda ontem, o trio moçambicano voltou a entrar em cena e trucidou a turma do Happy Girls, por 22-0, em jogo de acerto de calendário. Na goleada, Ninica foi uma das melhores unidades em campo, tendo facturado nove golos (9), enquanto Lónika deixou a sua marca com dois tentos.  

As comandadas de Fisiwe Hlophe terminaram a competição com um total de 72 pontos e um registo notável de 220 golos marcados e nenhum sofrido! É obra.

Com o título garantido, a equipa das internacionais moçambicanas participará nas eliminatórias da segunda edição da Liga dos Campeões Africanos em futebol feminino, que este ano voltará a realizar-se na vizinha África do Sul numa data por se indicar. Ninica e Chingueleze irão cruzar com a sua antiga equipa, Costa do Sol, representante moçambicano que também marcará a sua presença, depois de ter falhado no ano passado.

Este é o primeiro título internacional a ser conquistado por moçambicanas que evoluem no estrangeiro, numa altura em que o futebol feminino vem conquistando o seu espaço e atraindo um grande número de mulheres que têm quebrado as barreiras do preconceito.

Nesta caminhada, a “artilheira” Ninica Cuta, filha do ex-Mamba Danito Cuta, deu o seu inestimável contributo com um total de 37 golos marcados em 12 jogos. Por sua vez, Lónika e Chingueleza, compatriotas e colegas de equipa, têm o registo de 16 e 10 golos, respectivamente, numa lista de “artilheiras” liderada por Celiwe Nkambule, com 57 remates certeiros em 16 jogos.

A equipa do Exército terminou a primeira volta sem ter perdido nenhum jogo, revelando ter o melhor ataque, com 372 golos marcados. Os Young Buffaloes contribuíram com 116 golos, o que representava na altura 31% do número total de golos.

Leia mais em…https://flipbook.snoticias.app.co.mz/login.php

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.