SÉRGIO MACUÁCUA
A Black Bulls parte amanhã para um curto estágio na vizinha África do Sul, onde vai efectuar dois jogos de controlo perante clubes daquele país. Inicialmente marcado para hoje a viagem à terra do rand, mais concretamente para a cidade mineira de Joanesburgo, a capital económica da África do Sul, adiou por 24 horas, passando para amanhã.
No país vizinho, os “touros” têm jogos marcados com o gigante Orlando Pirates e com o Jomo Cosmos. Com o Pirates, o jogo está agendado para quarta-feira às 10.00 horas, no Orlando Stadium, em Soweto. Já com o Jomo Cosmos, o embate está indicado para o dia seguinte de manhã, em Tembissa.
Depois desses embates, os campeões nacionais regressam ao país para prosseguirem com a pré-época no Tchumene, onde há mais partidas amigáveis à vista, sobretudo com equipas do Eswatini. Esta é a forma encontrada pela equipa de Tchumene para acelerar o passo na sua preparação tendo em vista a nova temporada, na qual os maiores objectivos são a revalidação do título no Moçambola, conquista da Taça de Moçambique e o alcance da Fase de Grupos da Liga dos Campeões Africanos, mas o mais imediato dos títulos por conquistar é a Supertaça Mário Coluna, frente ao Ferroviário de Maputo, a 15 de Março, no “Zimpeto”.
Nesse quesito, o treinador dos “touros”, Hélder Duarte, assume que a sua equipa está muito atrasada na pré-época, sobretudo na corrida até ao jogo da Supertaça, já que a equipa só começou a trabalhar há duas semanas.
“Só teremos quatro semanas de trabalho até ao jogo da Supertaça, que é a primeira competição, na qual temos objectivo de vencer. Temos de acelerar o passo na nossa preparação”.
A Supertaça Mário Coluna está marcada para 15 de Março, um sábado, às 15.00 horas, no Estádio Nacional do Zimpeto. O Ferroviário de Maputo, vencedor da Taça de Moçambique, é o adversário dos “touros” nesse que é o primeiro troféu da época. Os “locomotivas” trabalham desde o início de Janeiro, diferentemente da Black Bulls que só tem duas semanas. A turma do Tchumene demorou começar devido à sua presença na Fase de Grupos da Taça CAF, que tornou a sua época 2024 mais larga.