Jornal Desafio
Foto: Edmundo Naete
DESTAQUE » AGRESSIVIDADE DE ILDA FUMUNE INSPIRADA EM DENNIS RODMAN!
ROSTOS & RASTOS

AGRESSIVIDADE DE ILDA FUMUNE INSPIRADA EM DENNIS RODMAN!

Era uma extremo de alto gabarito, positivamente agressiva e também com tenacidade quando o assunto era defender. Cumpria com sagacidade sempre que o treinador dissesse “hoje tu e ela não jogam”. Aí era uma certeza de que a adversária escolhida seria vítima de marcação cerrada. Que viveria momentos de fel! E para complementar os seus atributos, Ilda era uma boa lançadora da linha dos 6,25 metros.

São características que não caíram do céu, atendendo e considerando que os atletas têm quase sempre alguém que admiram. Ilda confessa que espelhava-se na forma de jogar de Esperança Sambo, Joaquina Balói e de Aurélia Manave. São jogadoras com uma enorme sede de vencer. Mesmo a perder, nunca se deixavam abater e puxavam muito pelas colegas”.

Mas também tinha ídolos no “basket” internacional, curiosamente do sexo oposto. Michel Jordan era um deles, mas o que mais a impressionava era nada menos nada mais que o irascível e extrovertido Dennis Rodman, o próprio “Verme” em pessoa.

“Eu gostava da agressividade do Dennis Rodman e inspirei-me muito na sua maneira de jogar”.

Conheçamos um pouco mais esta craque da bola ao cesto.

NEM QUERIA

SAIR DA BEIRA

Chama-se Ilda Miguel Fumune. Nasceu na Beira, no bairro Palmeiras, aos 6 de Maio de 1967. É primogénita do casal Miguel Fumune e Deolinda Octávio, “manhembanas” de gema, que trouxeram ao mundo oito rebentos, seis mulheres e dois rapazes. Atrás de si vêm Quitéria, Joaquim, Beatriz, Ernoca, Manuela, Ernestina e, por fim, Vicente.

O gosto pelo desporto começa aos 10 anos, quando era estudante da Irmãos Maristas. “Via jovens um pouco mais velhos jogando “basket” e no intervalo também comecei a bater bolas. A par do “basket” gostava de praticar atletismo. Fazia 800 metros e triplo salto”.

Os primeiros Jogos Desportivos Escolares, realizados em 1978, foram um factor motivacional para Ilda apostar mais no basquetebol. “Fiz a preparação na Beira, mas infelizmente não tive a sorte de integrar a selecção que veio a Maputo. Seja com for, isso não me fez desistir”.

Em 1981 passou a representar o Palmeiras da Beira, fazendo atletismo e “basket”. Era tão talentosa que, apesar de pertencer aos escalões de formação, uma e outra vez já era chamada a integrar a equipa principal de basquetebol do Palmeiras.

“Convivi com a família Conde. Alguns membros jogavam no Ferroviário e outros no Palmeiras. Em 1982 participei num “Nacional” em Maputo e foi aí que tive o primeiro convite para jogar na capital do país, vindo de Belmiro Simango. Mas eu gostava imenso da Beira e não me via a viver fora daquele meio”.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.