Três atletas do Costa do Sol reforçam o Sporting de Luanda na fase final da Women’s Basketball League Africa (FIBA-WBLA), conquistada na última edição pelo Ferroviário de Maputo. A Liga Africana vai decorrer no Cairo (Egipto), entre os dias 6 e 15 de Dezembro.
Trata-se da extremo Eliotéria Lhavanguane e das postes Vilma Covane e Nilsa Chiziane que chegam ao clube leonino para elevar o nível competitivo do conjunto angolano e fortalecer a ambição do clube em conquistar o título continental.
O Sporting de Luanda, que conquistou o título angolano com os valiosos préstimos da moçambicana Chanaya Pinto (cedida pelo Quinta dos Lombos de Portugal), fez questão de destacar as qualidades dos novos reforços.
Eliotéria Lhavanguane, extremo de 28 anos, com 1,79 metro de altura, “destaca-se pela versatilidade ofensiva e capacidade de leitura de jogo, sendo uma peça que acrescenta mobilidade e intensidade à posição 3”.
Vilma Covane com 29 anos de idade, 1,85 metro de altura, uma poste 4/5, “reconhecida pela força física e presença dominante no garrafão, chega para reforçar o poder defensivo e ofensivo próximo ao cesto”.
Nilsa Chiziane, 33 anos de idade, 1,89 metro de altura, “cheio de experiência e com grande presença no jogo interior, Nilsa traz consistência, liderança e capacidade de decisão em momentos críticos”.
Com estes reforços, refere o clube em comunicado, “o Sporting Clube de Luanda demonstra claramente a sua ambição de lutar pelo troféu da WBAL e elevar o nome de Angola ao mais alto nível do basquetebol feminino africano. A equipa prepara a viagem para o Cairo confiante para enfrentar os maiores desafios do continente”.


