Jornal Desafio
"Tricolores" levam público considerável aos campos
DESTAQUE » MAXAQUENE REFAZ PLANO ESTRATÉGICO PARA GERIR OS CUSTOS OPERACIONAIS
REPORTAGEM

MAXAQUENE REFAZ PLANO ESTRATÉGICO PARA GERIR OS CUSTOS OPERACIONAIS

O Maxaquene desceu de divisão em 2019, quando já dava sinais de fragilidade na sua estrutura. Porém, pela sua grandeza, os desportistas, entre os seus afeiçoados, vaticinavam que a equipa retornaria da “segundona” por um curto período. No entanto, os “tricolores” não puderam disputar o Campeonato da II Divisão no ano seguinte (2020), devido à eclosão da Covid-19, que também condicionou a realização da prova de 2021, ano em que o futebol movimentou apenas o Moçambola, uma prova prenhe de restrições devido à epidemia. Essas restrições, lembre-se, afectaram o tecido económico do mundo, e Moçambique não ficou alheio às consequências.

A divisão secundária “saudou” o “gigante” Maxaquene, que de vários títulos conquistados na sua história, na retoma das actividades desportivas em 2022, altura em que os “tricolores” estavam reduzidos num simples concorrente, com o agravante da sua condição financeira ter ficado mais débil, por falta de apoio das empresas integradoras.

Abraão Muianga faz uma perspectiva com muitas cautelas

No ano seguinte (2023), o Maxaquene nem tentou esboçar o interesse de retornar ao Moçambola, porque a direcção chefiada por Abraão Muianga percebia que se tal acontecesse complicaria ainda mais a sua situação financeira. “Observámos que não tínhamos estrutura para regressar ao Moçambola. Nessa altura, fui criticado e, inclusive, algumas correntes diziam que eu não era ambicioso”, frisou o presidente dos “tricolores”, que na conversa que se segue fala dos passos dados pela sua colectividade até ao retorno ao Moçambola e a aborda o futuro de  forma tímida e cautelosa.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.