Jornal Desafio
DESTAQUE » INTERESSE OLÍMPICO LEVA O PAÍS À “WORLD BOXING”
BOXE

INTERESSE OLÍMPICO LEVA O PAÍS À “WORLD BOXING”

A Federação Moçambicana de Boxe (FMBoxe) prepara-se para filiar-se na World Boxing, uma nova entidade mundial ao qual o Comité Olímpico Internacional (COI) depositou a confiança para a gestão e todas competições que qualificam para os Jogos Olímpicos Los Angeles-2028.

Desde os Jogos de Tóquio-2020 que a Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA) não organiza as provas qualificativas para o maior evento desportivo planetário, devido às irregularidades cometidas pela direcção que estava à frente daquela instituição aquando da realização dos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro-2016, nomeadamente a adulteração de resultados e má gestão financeira associada à corrupção.

Reunido em Assembleia-Geral ordinária no dia 21 do mês passado, o Comité Olímpico de Moçambique (COM) advertiu sobre o risco que os atletas de boxe com potencialidades de se qualificarem aos Jogos de Los Angeles correm de não beneficiar de bolsas para o efeito, casos de Alcinda dos Santos, Rady Gramane e Tiago Muxanga, se a FMBoxe não se filiar na World Boxing, entidade actualmente reconhecida pelo COI e que tem a missão de organizar as provas de apuramento às próximas Olimpíadas desportivas nos Estados Unidos da América.

Saliente-se que o COI suspendeu o reconhecimento da AIBA em 2019 e retirou formalmente o seu estatuto em 2023. Mas a AIBA continua a organizar campeonatos e a trabalhar com as federações nacionais, facto que mantém maior número de países do mundo filiados àquela instituição.

O presidente do COM, Aníbal Manave, avançou na altura que a FMBoxe tinha até Junho de 2026 ou mesmo antes o prazo para se filiar na World Boxing, processo que deverá contar com o aval do Governo, neste caso o Ministério da Juventude e Desportos (MJD). Caso contrário, os atletas com potencialidades para beneficiar de bolsas olímpicas para os Jogos Olímpicos Los Angeles-2028 perderiam a soberba possibilidade que lhes permitiria ter condições privilegiadas para lutar pela qualificação. Os próximos bolseirois olímpicos deverão conhecidos até no máximo em Janeiro próximo. Aliás, já foram aprovados internamente aguardando a validação do COI. Isto implica que a FMBoxe deverá se filiar antes da confirmação dos bolseiros sob risco de os potenciais atletas elegíveis para as bolsas ficarem de fora.

 

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.