Chama-se José Moisés Mossiane. É filho de Felocina Mossiane e de Facílio Nhanpanze. Tem 15 irmãos, predominantemente meninas, 11 no total. Dois deles, Celso Mugabe e Assaia Nhantumbo, também foram nadadores. Entretanto, José Mossiane é a maior evidência. O eco dos seus feitos em uma década e meia de braçadas ainda hoje faz-se sentir nos labirintos da natação.
Teve um percurso notável, que internacionalmente pode-se resumir nas participações nos Jogos Africanos de 1991, no Cairo, Egipto, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Espanha, em 1992, e nos “Mundiais” de Roma, em 1994. O seu currículo fala por si. Dá-lhe direito de se sentar à mesma mesa com qualquer agente quando o assunto é discutir natação.
O nome de Mossiane ainda nos ribomba como os de outros nadadores do seu tempo. De certeza que o público mantém cativos na retina os rostos de Sérgio Fatine, Eduardo Baixo, Ângelo Levi, Ilídio Matusse, Borge Magaia, Domingos Chivavel, Pedro Novela, Sérgio Zandamela, Anésio de Castro, Leandro Jorge, Ivo Mascarenhas, só para citar alguns exemplos.