Jornal Desafio
DESTAQUE » Manave explica por que Deverá ser eleito presidente da Fiba-Africa
ENTREVISTA

Manave explica por que Deverá ser eleito presidente da Fiba-Africa

Por: DEANOF POTOMPUANHA
Fotos de Arquivo

O actual presidente do Comité Olímpico de Moçambique (COM) e da Zona VI da Fiba-Africa, o moçambicano Aníbal Manave, é o único candidato à sucessão de Hamane Niang, que deixou a presidência para concorrer ao cargo da FIBA-Mundo. Manave, que já submeteu a sua candidatura ao organismo que gere o basquetebol africano, através da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), desvaloriza os debates que o colocam numa situação de incompatibilidade por ser presidente do COM e da Zona VI da Fiba-Africa (cargo que anunciou a sua retirada e que poderá ser ocupado pelo moçambicano Abreu Muhima ou pelo angolano Paulo Madeira, únicos candidatos), e explica as razões que o colocam numa posição privilegiada para ser o presidente da FIBA-Africa até ao dia 23 de Junho próximo. O ex-presidente da FMB recorreu a vários exemplos para sustentar a sua posição, recorrendo a nomes que inclusive estiveram em cargos similares. Mas antes de avançarmos para os seus argumentos levamos ao leitor alguns artigos de três documentos, designadamente Estatutos do COM; Lei do Desporto e Estatutos da FIBA-Africa. Comecemos pelos estatutos do COM. No seu artigo 19.º (presidência e representação do COM), n.º 3, está plasmado que os cargos de presidente e secretário-geral do COM são incompatíveis com o exercício de quaisquer funções executivas em federações e associações desportivas.

{loadmodule mod_sppagebuilder,Leia mais…}

Artigos relacionados:

Carregando....
Jornal desafio
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais..