Jornal Desafio
DESTAQUE » UDZ PEDE REPETIÇÃO DO JOGO COM “TRICOLORES”
II DIVISÃO

UDZ PEDE REPETIÇÃO DO JOGO COM “TRICOLORES”

A União Desportiva do Zimpeto (UDZ) pede a repetição do jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão – Fase da Cidade, em que perdeu (2-0) frente ao Maxaquene. O protesto foi apresentado formalmente, ontem, junto à Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM).
O clube diz ter sido alvo de um erro de direito por parte do árbitro Felisberto José, ao expulsar (65 minutos) o atleta José Borges, alegando “segunda advertência por cartão amarelo. Contudo, não havia sido admoestado anteriormente, sendo esta a sua única sanção disciplinar no jogo. Trata-se, portanto, de um erro de direito, conforme o disposto no artigo 96 do Regulamento Disciplinar da FMF”, escreve.
A equipa denuncia ainda que o árbitro principal “recusou-se a apresentar o boletim do jogo após a partida, impedindo, inclusive, que a UDZ manifestasse formalmente, no boletim, a intenção de protesto”, lê-se no documento.
A UDZ considera que a expulsão “ocorreu numa fase crucial do jogo, quando dominava e pressionava pela igualdade”.
Ainda de acordo com o clube, o árbitro principal do encontro veio a expulsar, mais tarde (88 minutos), o guarda-redes Chicken, após este sair da área e efectuar um corte com os pés, em clara acção legal, porém o primeiro assistente, Arão Machava, assinalou falta sob o argumento de toque com as mãos, “o que é desmentido pelas imagens”.
Assim, o clube afirma dispor de provas documentais e visuais das irregularidades elencadas e pede a anulação da expulsão do atleta José Borges, avaliação disciplinar da actuação da equipa de arbitragem, e o mais importante para a UDZ é “a possibilidade de repetição do jogo”.
Refira-se que o Maxaquene, com o resultado obtido no encontro, consolidou a liderança da “Cidade”, agora com 44 pontos, enquanto a UDZ caiu do terceiro lugar para o quarto, com os mesmos 33 pontos.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.