Jornal Desafio
Bruno Fernando fecha portas a Europa e continua na NBA
DESTAQUE » NBA: ANGOLANO BRUNO FERNANDO TROCA ATLANTA POR TORONTO RAPTORS
INTERNACIONAL

NBA: ANGOLANO BRUNO FERNANDO TROCA ATLANTA POR TORONTO RAPTORS

Narciso Nhacila, enviado a Joanesburgo

O poste angolano Bruno Fernando, de 25 anos de idade, 2.06 metros de altura e 109 quilos, trocou os Atlanta Hawks pelos canadianos dos Toronto Raptors, continuando na Liga Americana de Basquetebol (NBA), onde actua desde 2019.
O contrato do jogador, o primeiro e até agora único angolano a jogar na NBA, foi celebrado na passada sexta-feira, em Joanesburgo, onde participou na 20.ª edição do acampamento de Basquetebol Sem Fronteiras (BWB, na sigla em inglês), organizado pela NBA e Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). O evento é destinado a 60 jovens jogadores de 24 países africanos, sendo metade de cada sexo, com idades iguais ou inferiores a 17 anos.
Para que o acordo fosse fechado em Joanesburgo contou o facto de terem estado na capital económica da África do Sul muitos elementos dos Toronto Raptors, nomeadamente o treinador sérvio Darko Rajakovic, o sul-africano Patrick Engelbrecht, director-geral e responsável pelo scounting e relações internacionais, o atleta Immanuel Quickley e, ainda, o nigeriano Ujiri Masai, director executivo.
Em contacto com a nossa Reportagem, Bruno Fernando reconheceu que preferiu manter-se na NBA a ir a Europa, onde teve duas propostas financeiramente vantajosas, nomeadamente dos Fenerbahçe (Turquia) e Barcelona (Espanha).
“O Fenerbahçe e o Barcelona apareceram com uma proposta boa, quer em termos competitivos e no caso da Euro League assim como em termos salariais, mas mesmo assim não pensei duas vezes. Não faria sentido abandonar a NBA agora porque ainda sou jovem e sempre sonhei em lá jogar”, disse Bruno Fernando.
Recorde-se que a carreira deste jogador no basquetebol americano começou a desenhar-se em 2014, durante o Campeonato do Mundo da FIBA de Sub-17, disputado no Dubai, ao chamar a atenção de olheiros dos EUA.
No ano seguinte ingressou na Academia Montverde, na Flórida e aí mudando de universidades e estados. Depois de ser seleccionado no draft da NBA de 2019, fez a estreia em 24 de Outubro, marcando sete pontos, colectando três ressaltos e feito duas assistências na vitória do Atlanta Hawks sobre os Detroit Pistons (117-100). O jogador teve, depois, passagens pelos Boston Celtics e Houston Rockets, antes de época finda retornar ao clube que o lançou na NBA.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.