Narciso Nhacila, enviado a Joanesburgo
O poste angolano Bruno Fernando, de 25 anos de idade, 2.06 metros de altura e 109 quilos, trocou os Atlanta Hawks pelos canadianos dos Toronto Raptors, continuando na Liga Americana de Basquetebol (NBA), onde actua desde 2019.
O contrato do jogador, o primeiro e até agora único angolano a jogar na NBA, foi celebrado na passada sexta-feira, em Joanesburgo, onde participou na 20.ª edição do acampamento de Basquetebol Sem Fronteiras (BWB, na sigla em inglês), organizado pela NBA e Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). O evento é destinado a 60 jovens jogadores de 24 países africanos, sendo metade de cada sexo, com idades iguais ou inferiores a 17 anos.
Para que o acordo fosse fechado em Joanesburgo contou o facto de terem estado na capital económica da África do Sul muitos elementos dos Toronto Raptors, nomeadamente o treinador sérvio Darko Rajakovic, o sul-africano Patrick Engelbrecht, director-geral e responsável pelo scounting e relações internacionais, o atleta Immanuel Quickley e, ainda, o nigeriano Ujiri Masai, director executivo.
Em contacto com a nossa Reportagem, Bruno Fernando reconheceu que preferiu manter-se na NBA a ir a Europa, onde teve duas propostas financeiramente vantajosas, nomeadamente dos Fenerbahçe (Turquia) e Barcelona (Espanha).
“O Fenerbahçe e o Barcelona apareceram com uma proposta boa, quer em termos competitivos e no caso da Euro League assim como em termos salariais, mas mesmo assim não pensei duas vezes. Não faria sentido abandonar a NBA agora porque ainda sou jovem e sempre sonhei em lá jogar”, disse Bruno Fernando.
Recorde-se que a carreira deste jogador no basquetebol americano começou a desenhar-se em 2014, durante o Campeonato do Mundo da FIBA de Sub-17, disputado no Dubai, ao chamar a atenção de olheiros dos EUA.
No ano seguinte ingressou na Academia Montverde, na Flórida e aí mudando de universidades e estados. Depois de ser seleccionado no draft da NBA de 2019, fez a estreia em 24 de Outubro, marcando sete pontos, colectando três ressaltos e feito duas assistências na vitória do Atlanta Hawks sobre os Detroit Pistons (117-100). O jogador teve, depois, passagens pelos Boston Celtics e Houston Rockets, antes de época finda retornar ao clube que o lançou na NBA.