Jornal Desafio
DESTAQUE » GABRIEL JR. NA GESTÃO DA CRISE DIRECTIVA NO BOXE AFRICANO
BOXE

GABRIEL JR. NA GESTÃO DA CRISE DIRECTIVA NO BOXE AFRICANO

O presidente da Federação Moçambicana de Boxe (FMBoxe), Gabriel Jr., acaba de ser nomeado pela Associação Internacional de Boxe (IBA) membro do Comité “ad-hoc” para Normalização da Confederação Africana da modalidade (AFBC), órgão que nos últimos anos enfrenta crise directiva.

O mandato do comité no qual Gabriel Jr., que é também presidente da Confederação do Boxe da Zona IV, vai fazer parte é de reorganizar administrativa e estruturalmente a AFBC, assegurar a realização de eleições legítimas, bem como a gestão diária do organismo enquanto não for eleito um novo elenco directivo.

Na carta da IBA, que formaliza a indicação do presidente da FMBoxe para o comité acima referido, destaca-se a experiência de gestão desportiva e empresarial de Gabriel Jr., sublinhando-se que são essas qualidades que nortearam a sua nomeação.

A AFBC está em crise directiva desde 2023, quando o camaronês Bertrand Mendouga foi forçado, pelo Conselho de Directores, a abandonar o cargo de presidente por desvio de fundos, apenas um ano depois da sua eleição.

Na altura, Mendouga foi substituído interinamente pelo nigeriano Azania Omo-Agege Siena, que deixou o posto no ano passado, após eleições contestadas que deixaram o AFBC com dois presidentes, nomeadamente o etíope Eyassu Wosseu Berhanu e o congolês-democrático Ferdinand Ilunga Luyoyo.

Estas duas figuras têm vindo a disputar o poder e o protagonismo, prejudicando o boxe, com o cancelamento e inviabilidade de várias competições continentais.

Foi neste contexto que a IBA, como organismo máximo do boxe federado no mundo, decidiu intervir na Confederação Africana, retirando os poderes às duas figuras que vinham disputando o cargo de presidente e criar um comité ad-hoc para a normalização da situação, com Gabriel Jr. como uma das figuras que compõem o órgão transitório.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.