Jornal Desafio
Foto: Arquivo.
DESTAQUE » “GUERREIRAS DO ÍNDICO” NOVO NOME DA SELECÇÃO
BASQUETEBOL

“GUERREIRAS DO ÍNDICO” NOVO NOME DA SELECÇÃO

A Selecção Nacional sénior feminina de Basquetebol passa a usar o nome de guerra de “Guerreiras do Índico”, em substituição de “Samurais”, adoptado em 2013 e que nunca chegou a ser consensual entre os moçambicanos.

A nova designação foi formalmente anunciada recentemente durante um evento público em que a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) lançou formalmente a campanha de preparação visando a participação da equipa na 29.ª edição do Afrobasket, a decorrer de 26 de Julho a 3 de Agosto em Abidjan, Costa do Marfim.

O anterior nome de guerra da Selecção Nacional, “Samurais”, foi adoptado durante o Afrobasket de 2013, disputada em Maputo, mas não chegou a ser consensual, dada a sua origem não ser moçambicana, pois os samurais foram figuras que pertenciam à classe guerreira no Japão.

Para contornar a crítica sempre que se aproxima uma grande competição, a FMB optou por dar um novo nome de guerra ao “cinco” nacional, aproximando-o do país que a equipa representa.

“Todos sabemos que o nome de Samurais nunca foi consensual. Toda a gente criticava o facto da Selecção Nacional estar a vangloriar guerreiros japoneses. Por isso achamos por bem aproveitar esta oportunidade em que vamos para uma grande competição, sabendo que a sociedade está atenta ao processo preparatório, dar um novo nome de guerra à Selecção Nacional. Um nome que possa primeiro honrar a heroicidade da mulher moçambicana e, depois, que tenha algo que seja identidade do país, no caso o Oceano Índico”,  disse Paulo Mazivila, presidente da FMB, ao justificar a mudança de nome da Selecção Nacional sénior feminina.

Lembre-se que Moçambique está no Grupo “D” e estreia a 27 de Julho enfrentando o Ruanda. No dia seguinte (28) mede forças com a Nigéria, tetracampeã africana que detém o recorde de 24 jogos seguidos sem perder.

O Grupo “A” é composto pela Costa do Marfim, Egipto e Angola, enquanto que no “B” estão o Mali, Sudão do Sul e Camarões. Finalmente, fazem parte do Grupo “C” Senegal, Uganda e Guiné-Conacri.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.