NARCISO NHACILA, em Portugal
Há surpresas entre as 12 jogadoras eleitas para representarem o país na fase final da 29.ª edição do Afrobasket, a decorrer na Costa do Marfim, entre dias 26 de Julho e 3 de Agosto próximo.
Trata-se das integrações da base Bruna Argélio, da extremo Iolanda Francisco e Hulda Joaquim que, na Costa do Marfim, vão disputar o seu primeiro Afrobasket de sénior, depois de terem-no feito nos escalões de formação.
O anúncio da convocatória final foi feito há instantes pelo seleccionador nacional, Nasir Salé, final da tarde em Anadia, Portugal, já noite no país.
O acto ocorreu minutos antes do início do segundo treino do dia do “cinco” de todos nós que está neste momento a acontecer no Pavilhão dos Desportos de Anadia, onde a equipa está a finalizar um estágio pré-competitivo que vem observando desde a segunda-feira da semana passada (7).
Recorde-se que, no Afrobasket, Moçambique está inserido no Grupo D e faz a estreia no dimingo do dia 27 de Julho, diante do Ruanda. No dia seguinte, segunda-feira (28), mede forças com a tetracampeã Nigéria.
Entretanto, por posição e origem por clube, a lista completa das jogadoras que vão representar o país na Costa do Marfim é a seguinte:
BASES: Sílvia Veloso e Bruna Argélio (Ferroviário de Maputo);
EXTREMO-BASE: Delma Zitha (Utep Miners Basketball, EUA);
EXTREMOS: Chanaya Pinto (Quinta dos Lombos, Portugal), Iolanda Francisco (Costa do Sol), Stefânia Chiziane e Ingvild Mucauro (Ferroviário de Maputo);
POSTES: Carla Covane (Fer. Maputo), Nilsa Chiziane e Vilma Covane (Costa do Sol), Hulda Joaquim (Univ. Novo México, EUA) e, ainda, Leia Dongue (FC Basket Ardennes, França).
Refira-se que, das 14 jogadoras que ainda restavam depois da saída de Anabela Cossa, por lesão, Nasir Salé “sacrificou” Eleutéria Lhavanguana (Costa do Sol) e Rosa Cossa (Fer. Maputo).