NARCISO NHACILA, em Abidjan
A Selecção Nacional Sénior Feminina de Basquetebol vai defrontar o Mali, amanhã, às 17:00 horas, em jogo dos quartos-de-final da 29.ª edição do Afrobasket que decorre desde o passado sábado e termina no próximo domingo, em Abidjan, Costa do Marfim.
Para tanto, o “cinco” nacional acaba de eliminar a Guiné-Conacri, por 91-38, em jogo da eliminatória de acesso aos quartos-de-final.
Apesar de um arranque menos conseguido, sofrendo um parcial de 5-0, a equipa de Nasir Salé já estava à frente do marcador no final dos primeiros 10 minutos (27-9).
No segundo quarto, com uma maior rotação de jogadoras, Moçambique marcou menos quatro pontos em comparação com o primeiro e sofreu mais dois (23-11).
Por isso, ao intervalo, chegou com a vantagem de 30 pontos (50-20).
No início da segunda parte e apesar de ter deixado de todo o “cinco” base constituído por Sílvia Veloso, Inguivild Mucauro, Stefânia Chiziane, Leia Dongue e Carla Covane, a marcha do marcador melhorou. A equipa marcou 28 pontos e sofreu 10, chegando aos 78-30 a um quarto do apito final.
No entanto, o ritmo baixou de forma assinalável e o resultado ficou em 91-38, fruto de um parcial de 13-8 nos derradeiros 10 minutos.
A marcha do marcador entre as jogadoras da Selecção Nacional: Bruna Argélio (3), Sílvia Veloso (5), Delma Zita (3), Nilsa Chiziane (2), Inguivild Mucauro (6), Chanaya Pinto (15), Leia Dongue (17), Vilma Covane (7), Carla Covane (8), Stefânia Chiziane (11), Hulda Joaquim (3) e Iolanda Francisco (11).
Treinador: Nasir Salé