HÉLIO FILIMONE
Os sete feridos que deram entrada no Hospital Provincial de Inhambane na sequência do acidente de viação que ceifou a vida, na sexta-feira, do chefe do Departamento de Futebol da Associação Desportiva de Vilankulo, Eduardo Raquel, na região de Nhabete, em Zavala, tiveram alta hospitalar no último sábado.
Os mesmos continuarão em observação médica em regime ambulatório. À saída do hospital, o treinador-adjunto da ADV, Zélio, um dos feridos com alguma gravidade, elogiou a astúcia do motorista que, de acordo com suas palavras, tudo fez para evitar o pior naquele sinistro.
O treinador de guarda-redes, Puma, que contraiu uma lesão na clavícula, também sente-se melhor.
O goleador Tomás, que sofreu uma contusão na cabeça, diz-se intacto e pronto para o que resta do “Moçambola”.
Erasmo Costa, delegado da equipa, que apresentava o quadro clínico mais preocupante à entrada do hospital, diz estar melhor e que em breve regressa ao trabalho para poder voltar a ajudar a ADV.
Deixaram também o Hospital Provincial de Inhambane o ajudante do motorista, o lateral esquerdo Zeynal, e o ponta-de-lança Hermínio, que se vão juntar aos colegas no lar na Maxixe e com acompanhamento junto do Hospital de Chicuque ou da Maxixe. Kélvio foi o único que seguiu para Xai-Xai, província de Gaza, junto da família, mas goza de boa saúde.
Entretanto, Quirino Ngulube, presidente da ADV, garantiu que para além do acompanhamento médico os jogadores serão submetidos a um trabalho psicológico para ver se uma vez em boas condições de saúde possam retomar ao “Moçambola” de cabeça erguida.
– “Queremos o amparo de todos os estratos e da direcção para os atletas e toda equipa de modo a superar este choque. Estamos a trabalhar com os governos Provincial de Inhambane e Distrital de Vilankulo e recebemos apoio do Chefe do Estado. Este apoio dos adeptos e dos amantes do futebol é importante para nós, pois vai nos moralizar e ajudar a recuperar psicologicamente toda a comitiva” – explicou o presidente da ADV.