Arranca esta tarde (14:00 horas) a disputa da 13.ª e última jornada da primeira volta do Moçambola-2025 com o “derby” da província de Tete, entre a líder União Desportiva de Songo e o Chingale de Tete a ser destaque dos três jogos agendados em diferentes cidades do país.
Na vila de Songo, a União Desportiva de Songo que, depois de sete vitórias consecutivas, lidera a classificação com 26 pontos, seis a mais do que a dupla Black Bulls e Ferroviário de Lichinga, respectivamente em segundo e terceiro lugares, recebe a visita do Chingale.
O jogo promete disputa animada, conhecida a rivalidade entre as duas principais forças futebolísticas da província de Tete que, no presente Moçambola, conhecem momentos desportivos distintos.
O Chingale de Tete liderou o campeonato por algumas jornadas e foi a última equipa a perder um jogo na 10.ª jornada, quando foi derrotado na visita ao Ferroviário de Lichinga (1-0). Mas há mais. Os “canarinhos” de Tete não ganham desde 12 de Agosto, quando receberam e derrotaram o Ferroviário de Nacala (1-0), em jogo da oitava jornada. Depois desse triunfo, empataram em casa com o Ferroviário de Maputo (0-0), perderam na visita ao Ferroviário de Lichinga (1-0) e, de permeio, viram adiado o jogo que fariam na casa do Ferroviário de Nampula.
Entretanto, nos outros dois jogos marcados para esta tarde, o primeiro campeão nacional, Textáfrica de Chimoio (1976), recebe a última campeã (Associação Black Bulls). Os “fabris” do planalto estão em 12.º lugar da classificação com oito pontos, mas com um jogo a menos, e o seu adversário está em segundo com 20.