O Campeonato da Cidade de Basquetebol – Jogabets Pro conheceu este fim-de-semana mais uma noite histórica, com o Costa do Sol a revalidar o título em seniores masculinos, depois de vencer o Maxaquene no jogo 5 da final, por 55-62. Com este triunfo os “canarinhos” fecharam a série em 3-2.
O jogo cinco da final começou com o Maxaquene a fazer valer o factor casa. No primeiro quarto assumiu o comando e terminou à frente por 18-16, apoiado numa boa circulação de bola e numa defesa compacta, que limitava as acções ofensivas do adversário. O segundo período seguiu ao mesmo ritmo: parcial de 11-7 e vantagem de seis pontos ao intervalo (29-23).
Contudo, a resposta do Costa do Sol chegou após o descanso. Inspirado por Stélio Rodrigues na retoma, que converteu duas “bombas” de três pontos decisivos, a formação campeã relançou o encontro e igualou em 35-35. O parcial de 14-17 a favor dos visitantes manteve tudo em aberto para o último quarto.
Foi então que se assistiu ao desfecho electrizante. Nos derradeiros 10 minutos os “canarinhos” aceleraram o ritmo, exploraram melhor o contra-ataque e fecharam a final com um parcial avassalador de 12-22. O 55-66 final premiou a consistência e frieza da equipa orientada por Milagre Macome, que depois de perder os jogos 2 e 3 soube reagir nos momentos de maior pressão e conquistar os dois últimos desafios da série.