Jornal Desafio
DESTAQUE » JOÃO COSSA DÁ O NÓ
NOTICIÁRIO

JOÃO COSSA DÁ O NÓ

João Vicente Cossa, futebolista que até hoje detém o recorde de golos marcados num só jogo pela Selecção Nacional, ao apontar cinco dos seis tentos na goleada por 6-1 contra o Lesotho, no Estádio da Machava, em 1980, deu o nó na manhã de hoje.

Cossa decidiu, finalmente, entrar no clube dos casados, aos 67 anos, levando ao altar a sua cara-metade Énia Aurélio Mutimucuio, com quem já vivia maritalmente há mais de uma década.

Familiares e amigos (em particular o ex-tricolor Almeida Ubisse e esposa) testemunharam às juras do casal na 1.ª Conservatória do Registo Civil da Cidade de Maputo, após o que se seguiu a sessão de fotos nos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), precedendo a cerimónia do copo d’água numa instância hoteleira da capital.

Lembre-se que Cossa, que foi apanha-bolas no Portugal-Brasil (0-2), a 30 de Junho de 1968, referente à inauguração do Estádio Salazar (hoje Estádio da Independência), iniciou a carreira no Ferroviário de Maputo, representado o clube até aos seniores.

Pouco depois começou a ser convocado para a Selecção Nacional, onde marcou golos importantes contra o Lesotho (6-1) e dois tentos na vitória por 3-0 contra os Camarões. O outro foi apontado por Gil Guiamba.

O artilheiro também representou o Palmeiras da Beira em 1979 e 1980, ajudando o clube do Chiveve a conquistar a Taça de Moçambique no primeiro ano, numa renhida final contra o Têxtil do Púnguè, que terminou 2-2 e teve de ser desempatada (5-4) por penalidades.

Mais tarde regressou ao seu Ferroviário de Maputo e teve a ventura de sagrar-se campeão nacional com este emblema na temporada de 1982, sob a orientação do finado Monstro Sagrado, Mário Coluna de seu nome de registo.

O craque abandonaria o país em 1983, para a África do Sul. Representou vários emblemas, com particular realce para o Jomo Cosmos, donde falhou a oportunidade de rubricar um contrato chorudo com uma equipa do Canadá, simplesmente porque o clube de Joanesburgo exigia mais do que os interessados estavam disponíveis a oferecer.

No fim da carreira, Cossa orientou equipas do segundo plano em Secunda e mais tarde no seu país, para onde regressou de vez no início da década 2000.

A Redacção Desportiva da Sociedade do Notícias deseja felicidades ao casal.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.