João Vicente Cossa, futebolista que até hoje detém o recorde de golos marcados num só jogo pela Selecção Nacional, ao apontar cinco dos seis tentos na goleada por 6-1 contra o Lesotho, no Estádio da Machava, em 1980, deu o nó na manhã de hoje.
Cossa decidiu, finalmente, entrar no clube dos casados, aos 67 anos, levando ao altar a sua cara-metade Énia Aurélio Mutimucuio, com quem já vivia maritalmente há mais de uma década.
Familiares e amigos (em particular o ex-tricolor Almeida Ubisse e esposa) testemunharam às juras do casal na 1.ª Conservatória do Registo Civil da Cidade de Maputo, após o que se seguiu a sessão de fotos nos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), precedendo a cerimónia do copo d’água numa instância hoteleira da capital.
Lembre-se que Cossa, que foi apanha-bolas no Portugal-Brasil (0-2), a 30 de Junho de 1968, referente à inauguração do Estádio Salazar (hoje Estádio da Independência), iniciou a carreira no Ferroviário de Maputo, representado o clube até aos seniores.
Pouco depois começou a ser convocado para a Selecção Nacional, onde marcou golos importantes contra o Lesotho (6-1) e dois tentos na vitória por 3-0 contra os Camarões. O outro foi apontado por Gil Guiamba.
O artilheiro também representou o Palmeiras da Beira em 1979 e 1980, ajudando o clube do Chiveve a conquistar a Taça de Moçambique no primeiro ano, numa renhida final contra o Têxtil do Púnguè, que terminou 2-2 e teve de ser desempatada (5-4) por penalidades.
Mais tarde regressou ao seu Ferroviário de Maputo e teve a ventura de sagrar-se campeão nacional com este emblema na temporada de 1982, sob a orientação do finado Monstro Sagrado, Mário Coluna de seu nome de registo.
O craque abandonaria o país em 1983, para a África do Sul. Representou vários emblemas, com particular realce para o Jomo Cosmos, donde falhou a oportunidade de rubricar um contrato chorudo com uma equipa do Canadá, simplesmente porque o clube de Joanesburgo exigia mais do que os interessados estavam disponíveis a oferecer.
No fim da carreira, Cossa orientou equipas do segundo plano em Secunda e mais tarde no seu país, para onde regressou de vez no início da década 2000.
A Redacção Desportiva da Sociedade do Notícias deseja felicidades ao casal.