Jornal Desafio
Foto: Getty Images
DESTAQUE » MAXAQUENE VAI RECEBER SETE MILHÕES PELO PASSE DE GENY
REPORTAGEM

MAXAQUENE VAI RECEBER SETE MILHÕES PELO PASSE DE GENY

Foi no centenário Maxaquene que Geny Catamo deu os primeiros passos no mundo da bola. Foi naquele relvado humilde, marcado mais pela paixão do que pela infra-estrutura, que internacional moçambicano começou a se destacar. Hoje, enquanto o extremo veste a camisola do Sporting Clube de Portugal, os “tricolores” aguardam com expectativa aquilo a que tem direito: a compensação pela sua parte na história.

Em Julho deste ano o Sporting Clube de Portugal garantiu 90 por cento do passe do jogador. A transferência dos direitos económicos de Geny para o Sporting fez correr muita tinta sobre a distribuição do valor. O emblema lisboeta pagou cerca de 2,25 milhões de euros ao Amora, além de um milhão de euros à Black Bulls, clube que o lançou no futebol profissional. Entretanto, ainda havia dúvidas sobre o valor a ser encaixado pelos “tricolores”. Isto é, dos um milhão de euros ( cerca de 74 milhões de meticais ao câmbio do dia), Maxaquene terá, provavelmente, sete milhões e quatrocentos mil meticais.

A FIFA é clara: sempre que um jogador formado em diferentes clubes é alvo de uma transferência internacional significativa, uma percentagem do valor total deve ser distribuído entre os clubes que participaram na sua formação, dos 12 aos 21 anos. Esse é o chamado mecanismo de solidariedade. 

O presidente do Maxaquene, Abraão Muianga, disse que o clube aguarda ansiosamente pelo valor a receber da Black Bulls e deixou ficar que “temos direito a uma percentagem pela compra dos 90 por cento do passe de Geny, mas até aqui ainda não recebemos nada. O valor será pago em três parcelas, que iremos receber da ABB. A primeira será no próximo ano, outra em 2027 e depois em 2028. São essas informações que a ABB deixou ficar”.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.