Jornal Desafio
DESTAQUE » CHIQUINHO CONDE: DETALHES CUSTARAM-NOS O SONHO DO MUNDIAL
QUALIFICAÇÃO AO “MUNDIAL” DE 2026

CHIQUINHO CONDE: DETALHES CUSTARAM-NOS O SONHO DO MUNDIAL

O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, considerou que pequenos erros defensivos foram decisivos na derrota frente à Guiné-Conacri, que ditou o fim das aspirações de Moçambique na corrida ao Campeonato do Mundo de 2026.
Na conferência de imprensa após o jogo, disputado no Estádio Nacional do Zimpeto, o técnico reconheceu que o golo sofrido logo nos instantes iniciais comprometeu a estratégia traçada para o encontro.

“Foi um bom jogo de futebol, com duas boas selecções. Entrámos para pressionar e marcar cedo, mas a Guiné conseguiu fazer o golo no primeiro lance, fruto de uma distracção. Trabalhamos esse tipo de situações, mas os erros pagam-se caros. Digo sempre que marcar ganha jogos, mas defender bem ganha campeonatos e qualificações”, explicou.

Chiquinho Conde afirmou que, apesar da eliminação, a equipa mostrou entrega e capacidade de reacção. “Conseguimos empatar e equilibrar o jogo, mas voltámos a sofrer no detalhe. A Guiné tem jogadores tecnicamente evoluídos e criou-nos dificuldades no meio-campo. Mesmo assim, a nossa equipa lutou até à exaustão. O Alfonso jogou até ao limite e todos dignificaram as cores da bandeira. Foi pena não termos, no mínimo, empatado”, referiu.

O treinador, sublinhando o comportamento exemplar dos adeptos. “O público foi fantástico, apoiou-nos até ao fim. Sentimos o calor e o carinho de todos, incluindo do Presidente da República. Não houve apupos, e isso mostra uma ligação forte entre a selecção e o povo moçambicano”, enalteceu.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.