O Ferroviário da Beira, campeão em título, defronta A Politécnica, às 12.00h, no jogo que marca o arranque da 16.ª edição da Liga Nacional de Basquetebol – Mozal, que se prolonga até ao dia 17, no Pavilhão d’A Politécnica.
A turma “locomotiva” entra para o encontro teoricamente como favorita a conquistar a vitória, devido ao estatuto de campeã e por ter vencido o último confronto diante d’A Politécnica por 56-96, na II fase do apuramento à Liga de 2024. A equipa universitária não participou na fase regular, tendo justificado a desistência com as dificuldades de mobilidade provocadas pelas manifestações nas cidades de Maputo e Matola.
O conjunto de “Chiveve” inicia a defesa do título nesta prova depois da sua participação na Corrida à Liga Africana de Basquetebol 2026 (BAL, na sigla inglesa), na qual falhou o acesso após perder na atribuição do terceiro lugar diante do Dar City Thunder por 92-77.
A jornada prossegue às 14.00h, com o New Vision de Pemba a medir forças com o Ferroviário de Maputo, duelo de “velhos conhecidos”, sendo que no último embate os “locomotivas” levaram a melhor por 85-89.
Às 16.00h, o Ferroviário de Nampula recebe o Costa do Sol, vice-campeão nacional e vencedor das últimas quatro provas da presente época ao nível da cidade de Maputo, desde a Supertaça até ao Campeonato da Cidade.
O fecho da ronda acontece às 18.00h, com o Ferroviário de Quelimane a bater-se com o Maxaquene, jogo de elevada expectativa pela estreia dos “tricolores” sob nova orientação técnica.
A presente edição conta com oito equipas:
— Cinco apuradas automaticamente na edição anterior (entre elas o campeão Ferroviário da Beira) e três oriundas das respetivas zonas de qualificação.
A fase regular será disputada no sistema todos-contra-todos, numa única volta de sete jornadas. Terminada esta fase, seguem-se as meias-finais, com embates entre os quatro primeiros classificados: 1.º vs 3.º e 2.º vs 4.º. As eliminatórias serão disputadas em “play-off” à melhor de dois jogos.
A final, tal como o jogo de atribuição do terceiro lugar, terá formatos distintos. A final será no “play-off” à melhor de cinco jogos e para o apuramento do terceiro lugar à melhor de três jogos
Cada partida terá a duração de 48 minutos, divididos em quatro períodos de 12 minutos.


