A equipa feminina do Ferroviário de Maputo é vice-campeã africana. As “locomotivas” perderam há instantes (77-51) diante do Al Ahly do Egipto, na final da Women’s Basketball League Africa (WBLA), no “inferno” do Prince Abdallan Al Faisal Sports Hall, Cairo.
A equipa anfitriã, com os adeptos a puxarem fervorosamente desde o início, venceu o primeiro (29-17) e o segundo quartos (17-10). As então campeãs africanas reagiram após o intervalo, vencendo o terceiro quarto por 20-11, mas o derradeiro foi desastroso (20-4) para o Ferroviário, o pior que fez em toda a competição. Foi a primeira derrota da equipa de Nasir Salé na competição, ele que procurava o seu quinto título africano.
O técnico Tarek Abouzied (Al Ahly) torna-se, assim, o primeiro treinador a vencer a principal competição africana de clubes em masculinos e femininos, após o sucesso obtido há nove anos com a equipe masculina no mesmo local.
Num dia de pouca inspiração para as tricampeãs nacionais, a experiente Odélia Mafanela foi a única a chegar aos dois dígitos, apontando 11 pontos, ajuntando quatro ressaltos (um ofensivo e três defensivos), três ressaltos e um roubo de bola.


