Jornal Desafio
DESTAQUE » “MAMBAS” NO ALGARVE PARA O ENSAIO FINAL
CAN DO MARROCOS

“MAMBAS” NO ALGARVE PARA O ENSAIO FINAL

O CAN está mesmo aí à porta (inicia no domingo) e as 24 selecções entram na derradeira semana de preparação. A Selecção Nacional de futebol, que avança para a segunda participação consecutiva e a sexta no total numa fase final do Campeonato Africano das Nações, não foge à regra.

Entre amanhã e sábado, a equipa realizará um estágio pré-competitivo na cidade de Albufeira, na região costeira do Algarve, sul de Portugal, local escolhido pela equipa técnica para os últimos acertos técnico-tácticos antes da partida, no domingo (21 de Dezembro), para Marrocos, onde, nesse mesmo dia, inicia o CAN frente ao anfitrião.

Do país partem na manhã de hoje os jogadores que militam no Moçambola, que se juntam aos internacionais Kambala, do Polokwane City, e Nené, do Abu Salim SC da Líbia, únicos internacionais já disponíveis. O restante grupo, que joga na Europa e na Ásia, deverá juntar-se à equipa em solo português entre hoje e amanhã.

Assim, a lista de jogadores que segue hoje é composta por Ernan Siluane e Ivane Urrubal (guarda-redes), Óscar Cherene, Ifren Matola e Chamboco (defesas), João Bonde e Dominguez (médios) e Melque (avançado), além dos médios Kambala e Nené.

Em relação aos que vêm de outros pontos do mundo, Edmilson e Gildo, que actuam pelo Al-Quwa Al-Jawiya, do Iraque, e Tadamon Sour Club, do Líbano, são os representantes do futebol asiático. O “grosso” da comitiva vem de clubes europeus, nomeadamente Kimiss Zavala (guarda-redes), Diogo Calila, Reinildo, Mexer e Bruno Langa (defesas), Guima, Alfons Amade e Kenys Abdala (médios), Geny Catamo, Witi, Faisal Bangal, Ratifo e Chamito (avançados).

Deste grupo, Kimiss Zavala, Kenys Abdala, Geny Catamo e Witi - à excepção de Calila, que tem jogo marcado para esta noite - poderão estar disponíveis já hoje, uma vez que actuam em Portugal e têm a viagem facilitada.

Assim, Chiquinho Conde, que seguiu na manhã de quarta-feira para as terras lusas, a fim de preparar toda a logística do estágio, conta ter todo o grupo disponível até ao final do dia de amanhã, 16 de Dezembro.

Por exemplo, Reinildo, Mexer e Bruno Langa, que jogaram no domingo, poderão juntar-se ao grupo ainda hoje ou nas primeiras horas de amanhã.

Só com os 25 convocados disponíveis é que a equipa técnica, liderada por Chiquinho Conde, poderá executar plenamente o plano táctico a utilizar no primeiro jogo do CAN, frente à Costa do Marfim.

Com apenas cinco dias de treino (16, 17, 18, 19 e 20), o seleccionador vai concentrar-se nos aspectos tácticos e psicológicos, reforçando o espírito de grupo e a experiência adquirida nos últimos anos, período em que esta mesma base lutou até à última jornada pelo acesso ao “Mundial”-2026.

Além da Costa do Marfim, os “Mambas” vão enfrentar, na fase de grupos, o Gabão e os Camarões, a 28 e 31 de Dezembro, respectivamente.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.