O CAN está mesmo aí à porta (inicia no domingo) e as 24 selecções entram na derradeira semana de preparação. A Selecção Nacional de futebol, que avança para a segunda participação consecutiva e a sexta no total numa fase final do Campeonato Africano das Nações, não foge à regra.
Entre amanhã e sábado, a equipa realizará um estágio pré-competitivo na cidade de Albufeira, na região costeira do Algarve, sul de Portugal, local escolhido pela equipa técnica para os últimos acertos técnico-tácticos antes da partida, no domingo (21 de Dezembro), para Marrocos, onde, nesse mesmo dia, inicia o CAN frente ao anfitrião.
Do país partem na manhã de hoje os jogadores que militam no Moçambola, que se juntam aos internacionais Kambala, do Polokwane City, e Nené, do Abu Salim SC da Líbia, únicos internacionais já disponíveis. O restante grupo, que joga na Europa e na Ásia, deverá juntar-se à equipa em solo português entre hoje e amanhã.
Assim, a lista de jogadores que segue hoje é composta por Ernan Siluane e Ivane Urrubal (guarda-redes), Óscar Cherene, Ifren Matola e Chamboco (defesas), João Bonde e Dominguez (médios) e Melque (avançado), além dos médios Kambala e Nené.
Em relação aos que vêm de outros pontos do mundo, Edmilson e Gildo, que actuam pelo Al-Quwa Al-Jawiya, do Iraque, e Tadamon Sour Club, do Líbano, são os representantes do futebol asiático. O “grosso” da comitiva vem de clubes europeus, nomeadamente Kimiss Zavala (guarda-redes), Diogo Calila, Reinildo, Mexer e Bruno Langa (defesas), Guima, Alfons Amade e Kenys Abdala (médios), Geny Catamo, Witi, Faisal Bangal, Ratifo e Chamito (avançados).
Deste grupo, Kimiss Zavala, Kenys Abdala, Geny Catamo e Witi - à excepção de Calila, que tem jogo marcado para esta noite - poderão estar disponíveis já hoje, uma vez que actuam em Portugal e têm a viagem facilitada.
Assim, Chiquinho Conde, que seguiu na manhã de quarta-feira para as terras lusas, a fim de preparar toda a logística do estágio, conta ter todo o grupo disponível até ao final do dia de amanhã, 16 de Dezembro.
Por exemplo, Reinildo, Mexer e Bruno Langa, que jogaram no domingo, poderão juntar-se ao grupo ainda hoje ou nas primeiras horas de amanhã.
Só com os 25 convocados disponíveis é que a equipa técnica, liderada por Chiquinho Conde, poderá executar plenamente o plano táctico a utilizar no primeiro jogo do CAN, frente à Costa do Marfim.
Com apenas cinco dias de treino (16, 17, 18, 19 e 20), o seleccionador vai concentrar-se nos aspectos tácticos e psicológicos, reforçando o espírito de grupo e a experiência adquirida nos últimos anos, período em que esta mesma base lutou até à última jornada pelo acesso ao “Mundial”-2026.
Além da Costa do Marfim, os “Mambas” vão enfrentar, na fase de grupos, o Gabão e os Camarões, a 28 e 31 de Dezembro, respectivamente.


