Jornal Desafio
DESTAQUE » “MAMBAS” E “ELEFANTES” CRUZAM-SE PELA TERCEIRA VEZ NO CAN
CAN DO MARROCOS

“MAMBAS” E “ELEFANTES” CRUZAM-SE PELA TERCEIRA VEZ NO CAN

As selecções de Moçambique e da Costa do Marfim voltam a medir forças amanhã, a partir das 19h30, num duelo que marca o terceiro confronto entre ambas em fases finais do Campeonato Africano das Nações (CAN).

Nas duas ocasiões em que “Mambas” e “Elefantes” integraram o mesmo grupo, a formação marfinense levou a melhor. O primeiro embate remonta ao CAN de 1986, no Egipto, edição em que Moçambique fez a sua estreia absoluta na prova. Na jornada inaugural do Grupo “A”, a Costa do Marfim venceu por 3-0. Nessa mesma fase de grupos, o combinado nacional viria ainda a somar derrotas frente ao Senegal e ao Egipto, ambas por 2-0, despedindo-se prematuramente da competição.

Dez anos depois, no CAN de 1996, disputado na África do Sul, Moçambique e Costa do Marfim reencontraram-se na fase de grupos, integrados na Série “D”. Tal como em 1986, os Elefantes saíram vitoriosos, desta feita pela margem mínima (1-0). Nos restantes jogos do grupo, os “Mambas” empataram na jornada inaugural diante da Tunísia (1-1) e perderam no último compromisso frente ao Gana (2-0).

Para além dos confrontos em fases finais do CAN, as duas selecções já se defrontaram por um total de seis ocasiões, incluindo partidas de qualificação para os Campeonatos do Mundo de 2010 e 2022. No apuramento para o “Mundial” da África do Sul, Moçambique registou uma derrota (1-0) e um empate (1-1). Já na corrida ao “Qatar-2022”, os resultados voltaram a ser desfavoráveis ao combinado nacional, com uma derrota pesada (3-0) e um empate (1-1).

Perante este histórico, o encontro de amanhã surge como uma oportunidade para a selecção nacional procurar, pela primeira vez, uma vitória frente aos “Elefantes”, quebrando a supremacia da Costa do Marfim e escrevendo uma nova página na história dos confrontos entre as duas nações.

Recorde-se que esta é a sexta participação de Moçambique no CAN, onde já disputou um total de 15 jogos, registando quatro empates e onze derrotas.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.