Ivo Tavares, em Marrocos, com apoio da JOGABETS
Na noite de hoje, a partir das 19.30h em Maputo, (18h30 em Marraquexe), abre-se um novo capítulo na história de Moçambique em Campeonato Africano de Futebol (CAN), na esperança de trazer momentos inéditos ainda não vividos nas participações anteriores.
Na sexta participação na maior prova continental de futebol volta a haver enorme ansiedade para saber se será desta vez que a primeira vitória cairá para o nosso lado e também se será desta que Moçambique vencerá a Costa do Marfim, num terceiro embate entre os dois países na competição, após derrotas nos CAN de 1986 (3-0) e 1996 (1-0).
Moçambique avança para este CAN pela segunda vez consecutiva, um feito só repetido na África do Sul-1996 e Burkina Faso-1998, com dois objectivos: vencer o primeiro jogo e lutar pela também inédita qualificação à segunda fase.
Na edição passada, realizada no início do ano anterior na Costa do Marfim, a equipa nacional teve o seu melhor desempenho ao alcançar dois empates a dois golos com Egipto e Gana. Antes, o melhor resultado tinha sido apenas um empate na fase de grupos (1996 e 2010).
Pela frente, Moçambique terá hoje não só uma das selecções mais fortes do continente, mas também o actual detentor do título, que parte seguramente com o único pensamento de se sagrar bicampeão.
É diante desse favoritismo e da responsabilidade que recai totalmente sobre os “Elefantes” que os “Mambas” procurarão extrair algum ganho, já que jogarão sem pressão e, habitualmente, apresentam-se mais destemidos contra equipas consideradas grandes.


