Jornal Desafio
DESTAQUE » COSTA DO SOL E FERROVIÁRIO BICAMPEÕES DA “ABERTURA”
BASQUETEBOL

COSTA DO SOL E FERROVIÁRIO BICAMPEÕES DA “ABERTURA”

Costa do Sol e Ferroviário de Maputo seguem a todo vapor neste início de época. Depois da Supertaça, as duas formações voltaram a saborear a glória no Torneio de Abertura da Cidade de Maputo, encerrado sábado no pavilhão da Apolitécnica.

Enquanto em masculinos os “canarinhos” atropelaram as Águias Especiais, ao impor um resultado categórico de 107-63, em femininos o Ferroviário precisou de puxar dos galões para superar a jovem equipa do Costa do Sol numa final muito renhida, que terminou com a vitória “locomotiva” por 68-60.

Mais do que dois campeões a revalidarem os títulos, o Torneio de Abertura mostrou que a época desportiva em curso pode trazer rivalidades intensas, crescimento de novas forças e jogos de cortar a respiração.

“CANÁRIO” DITA DIRECÇÃO DO VOO

A final masculina colocou frente-a-frente o campeão da Supertaça e uma jovem equipa das Águias Especiais que viveu, pela primeira vez, o ambiente de uma decisão sénior. Contudo, a diferença de experiência e de “recursos” foi evidente desde o salto inicial.

Com um basquetebol vertiginoso, de ataques rápidos e forte pressão defensiva, o Costa do Sol assumiu o comando das operações desde o início, pelo que impôs um ritmo que as Águias não conseguiram acompanhar.

Ao intervalo, o marcador já reflectia a superioridade “canarinha”: 53-35. Nilton Seifane (14 pontos), Daniel Maveúre (16), o MVP e Danilo Cumbe (15) comandavam as acções ofensivas, enquanto a defesa sufocava qualquer tentativa de reacção adversária, forçando 27 “turnovers” ao longo dos 48 minutos.

No reatamento, a tendência acentuou-se. Sem abrandar a intensidade, o Costa do Sol foi ampliando a vantagem até ultrapassar a centena de pontos e fechou o jogo com 107-63.

O jovem atleta das Águias Especiais Edson Tuaia foi o cestinha com 25 pontos.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.