Jornal Desafio
DESTAQUE » FMB PAGA DÍVIDA À FIBA-ÁFRICA
BASQUETEBOL

FMB PAGA DÍVIDA À FIBA-ÁFRICA

A FEDERAÇÃO Moçambicana de Basquetebol (FMB) saldou a dívida de USD 15.000,00 (quinze mil dólares) que tinha para com a FIBA-África, que foi contraída durante a participação da Selecção Nacional Sénior Feminina na 29ª edição do Afrobasket que teve lugar em Abidjan, Costa do Marfim, entre os dias 26 de Julho e 3 de Agosto último.

Com a dívida, o país corria o risco de ser suspenso de todas as competições internacionais de basquetebol, quer ao nível de clubes assim como de selecções nacionais, segundo fez saber o presidente da FIBA-África, o moçambicano Aníbal Manave, que despoletou o caso no início do passado mês de Outubro.
A dívida, de cerca de 1.000.000,00MT (um milhão de meticais), foi paga na passada quinta-feira, 30 de Outubro último, por via de transferência bancária para a conta da FIBA-África, sediada em Abidjan, Costa do Marfim.

A confirmação do pagamento da dívida à FIBA-África foi dada ao nosso Jornal pelo presidente da FMB, Paulo Mazivila, acrescentando que na mesma data o órgão reitor do basquetebol nacional saldou a dívida remanescente e referente às ajudas de custo da presença, igualmente na Costa do Marfim de duas atletas, membros da equipa técnica, pessoal técnico e administrativo que trabalhou para a Selecção Nacional na campanha do Afrobasket.
Segundo fez saber Mazivila, o pagamento das dívidas à FIBA-África e dos membros da Selecção Nacional encerra um capítulo importante, em termos administrativos, da participação do país no Afrobasket da Costa do Marfim e anula qualquer possibilidade de suspensão do país junto da família global de basquetebol.

Refira-se que no Afrobasket da Costa do Marfim, ganho pela quinta vez consecutiva pela Nigéria (2017, 2019, 20121, 2023 e 2025), Moçambique terminou em sexto lugar, igualando sua pior classificação de sempre que já havia registado em Tunísia-2000, Madagáscar-2009 e Camarões-2015.
Em seis jogos o “cinco” nacional obteve três vitórias e sofreu igual número de derrotas. Os triunfos foram na segunda jornada do Grupo “D”, ante o Ruanda (72-55), no “play-off” de acesso aos quartos-de-final diante da Guiné-Conacri (91-38) e, ainda, no primeiro jogo das classificativas do quinto ao oitavo lugar frente a Uganda (76-58). As derrotas foram diante da Nigéria (60-55), na terceira jornada do Grupo “D”, frente ao Mali (86-68) nos quartos-de-final e, na classificativa do quinto e sexto lugares, diante dos Camarões (60-40).

LEIA MAIS…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.