O Kaizer Chiefs, do internacional moçambicano Edmilson Dove, cruza-se hoje com o Orlando Pirates às 15.30 horas no Estádio Moses Mabhida, em Durban, em duelo da final da Taça da África do Sul, conhecida por Nedbank.
Este será o primeiro embate entre os dois gigantes de Joanesburgo numa final desta competição em quase duas décadas, desde 2006, quando os Chiefs venceram nos penalties após um empate sem golos no tempo regulamentar da partida.
O Orlando Pirates chega a esta final como o actual bicampeão da Taça, tendo conquistado o troféu em 2023 e 2024. Na final de 2023 os “buccaneers” venceram o Sekhukhune United por 2-1, com um golo decisivo de Terrence Dzvukamanja aos 95 minutos. Em 2024 repetiram o feito, ao derrotar o Mamelodi Sundowns por 2-1, com golo de Relebohile Mofokeng aos 94 minutos. Com estas conquistas, o Orlando Pirates soma agora 10 títulos da Taça, consolidando-se como uma das equipas mais bem-sucedidas na história da competição.
Por outro lado, o Kaizer Chiefs, detentor de 13 títulos da Taça Sul-Africana, busca encerrar um jejum de troféus que já dura mais de uma década. A equipa não vence esta competição desde 2013 e vê nesta final uma oportunidade de ouro para retomar o caminho das conquistas. Na meia-final os “Amakhosi” protagonizaram uma reviravolta, ao vencer o Mamelodi Sundowns por 2-1, com golos de Wandile Duba e Ashley Du Preez, após estarem em desvantagem no marcador.
Note-se que esta é também uma oportunidade para Edmilson e companhia se redimirem após a derrota por 1-2 frente a este mesmo adversário na 26.ª jornada da I Liga Sul-Africana. Essa derrota afastou os Chiefs da luta por um lugar nas competições continentais, deixando a equipa na nona posição com 30 pontos.