Inocêncio Mazula
Ayuba, aos 90+4 minutos, salvou a Associação Black Bulls de uma derrota que parecia já consumada diante do Ferroviário de Lichinga, em partida disputada ontem no Estádio Municipal 1.º de Maio e que terminou com igualdade a dois golos.
As duas equipas entraram em campo com garra e determinação, proporcionando um espectáculo que agradou ao público que encheu o recinto desportivo. O Ferroviário de Lichinga foi a primeira formação a criar perigo, mas os avançados Ivan e Mundinho falharam na finalização em lances claros de golo.
Nessa fase inicial, os “touros” denotaram dificuldades em incomodar a baliza defendida por Joaquim. Contudo, aos oito minutos, surgiu a primeira reacção da equipa treinada por Hélder Duarte, com Hammed a rematar de fora da área para uma defesa apertada do guarda-redes “locomotiva”.
Pouco depois, Raul construiu uma bela jogada individual e serviu Ivan, que, num frente-a-frente-com Teixeira, desperdiçou uma excelente oportunidade. O jogo seguia intenso e equilibrado em todos os sectores.
À passagem do minuto 12, Clésio, na cobrança de um livre, cruzou para a grande área, onde Domingos Macandza, de cabeça, inaugurou o marcador, gelando os adeptos da casa. O mesmo Clésio voltou a criar perigo em dois cantos consecutivos, mas sem resultados práticos.
O Ferroviário respondeu aos 19 minutos, numa jogada iniciada por Joaquim com Ivan a servir Mundinho que não conseguiu bater Teixeira. Situação idêntica ocorreu aos 24 minutos, quando Abraão, jovem talento da equipa da casa, rematou por cima.
A pressão do Ferroviário aumentava e, aos 31 minutos, Raul tentou a sorte com um remate forte, mas Teixeira voltou a responder com segurança. A persistência viria a ser recompensada aos 43 minutos, quando Mundinho restabeleceu a igualdade após um cruzamento certeiro de Abraão. No minuto seguinte, o mesmo jogador voltou a ameaçar, mas Teixeira, em grande plano, voltou a brilhar segurando a vantagem mínima até ao intervalo.
No reatamento, a Black Bulls entrou melhor e, logo nos primeiros minutos, Kadre, capitão da equipa, testou a atenção de Joaquim.
Aos 61 minutos, Quaresma cruzou para Ivan, que introduzir a bola na baliza dos “forasteiros”, colocando a sua equipa em desvantagem.
Inconformado, Hélder Duarte procedeu de imediato a três substituições seguidas, procurando reanimar a sua equipa. Macandza ainda teve nos pés a hipótese de ampliar a vantagem, mas, dentro da área, rematou por cima.
Do outro lado, Mundinho também não conseguiu superar Teixeira em nova oportunidade clara.
Com o jogo a caminhar para o final, Antoninho Muchanga também mexeu na equipa, lançando sangue fresco. Aos 90+4 minutos, Ayuba jogador apareceu oportuno e restabeleceu a igualdade, fixando o resultado final em 2-2. O árbitro Feliciano dos Santos apitou pouco depois para o final da partida, confirmando a divisão de pontos num jogo intenso, de parada e resposta, que manteve a invencibilidade dos Black Bulls, mas provou a capacidade de luta do Ferroviário de Lichinga.