Jornal Desafio
DESTAQUE » MARINGULE VAI ARBITRAR CAN
CAN DO MARROCOS

MARINGULE VAI ARBITRAR CAN

A Confederação Africana de Futebol (CAF) divulgou a lista oficial dos árbitros seleccionados para a 35.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se realizará em Marrocos, de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026. Entre os nomes confirmados, apenas um representa Moçambique: o árbitro-assistente Arsénio Chadreque Maringule, que integra assim o selecto grupo de profissionais destacados para a maior competição do continente.

Maringule aparece como o número 65 na lista publicada pela CAF, que inclui um total de 70 árbitros e árbitros-assistentes. A indicação reforça o bom momento do juiz moçambicano, reconhecido pela consistência, disciplina técnica e presença regular em competições africanas.

A região Austral, representada pela COSAFA, terá ainda outros árbitros no torneio, como Abongile Tom e Zakhele Siwela (África do Sul), Jerson dos Santos e Ivanildo de Sousa (Angola), Souru Phatsoane (Lesoto), Dimbiniaina Andriatianarivelo (Madagáscar) e Simène Brighton (Zimbabwe, no grupo dos VMOs). A presença destes profissionais reforça a projecção da África Austral na elite da arbitragem africana, mas Moçambique figura apenas com Maringule, tornando sua convocação ainda mais simbólica.

A convocatória oficial vem após a participação de Maringule no curso de preparação promovido pela CAF, realizado no Cairo, Egipto, entre 8 e 13 de Novembro. O estágio reuniu 101 profissionais de todo o continente — incluindo árbitros principais, assistentes, instrutores, técnicos de VAR e membros do comité organizador — com o objectivo de uniformizar critérios e elevar o nível técnico e físico dos candidatos ao CAN-2025.

Maringule tem consolidado sua trajectória internacional. Em 27 de Setembro, integrou o quarteto moçambicano que dirigiu o jogo entre Orlando Pirates (África do Sul) e Lioli FC (Lesotho), da pré-eliminatória da Liga dos Campeões Africanos. A equipa foi liderada por Celso Alvação, com Maringule como primeiro assistente, Zacarias Balói como segundo e Hermínio Boca como quarto árbitro.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.