Jornal Desafio
DESTAQUE » LANÇADAS BASES PARA SABER O REAL CONTRIBUTO DO DESPORTO NA ECONOMIA
REPORTAGEM

LANÇADAS BASES PARA SABER O REAL CONTRIBUTO DO DESPORTO NA ECONOMIA

Texto de Narciso Nhacila e Edmilson José

O Instituto Nacional de Desporto (INADE) lançou as bases para saber qual é o real contributo do desporto para o Produto Interno Bruto (PIB) durante a realização das II Jornadas Científicas do Desporto, havidas na passada sexta-feira, na capital do país.

Tendo como tema “O PIB do Desporto em Moçambique”, vários actores, desde dirigentes desportivos, empresários, especialistas em publicidade, jornalistas desportivos e outros apresentaram diversas comunicações e alimentaram debates calorosos que tinham em comum a preocupação de encontrar o lugar do desporto no desenvolvimento socioeconómico do país.

O que se pretende, segundo os presentes no evento, é chegar a um estágio em que o desporto seja, de facto, um motor de desenvolvimento socioeconómico e deixar de ser visto como uma área que mais passa o tempo a pedir ajuda financeira de outras áreas da sociedade para dinamizar as suas actividades.

O director-geral do Instituto Nacional de Desporto, Elias Williamo, disse, a propósito do evento organizado pela entidade que dirige, que “a contribuição do desporto na economia vai para além das competições e a prática física, pois movimenta diversos sectores, gerando empregos e atraindo investimentos. O desporto fomenta o turismo, que contribui para o desenvolvimento local e nacional”.

NINGUÉM SABE QUANTO DINHEIRO CIRCULA NO DESPORTO

Entretanto, uma das grandes conclusões tiradas no encontro da passada sexta-feira é de que, neste momento, ninguém sabe quanto dinheiro circula especificamente no desporto, porque não existe um mecanismo próprio que indique quanto dinheiro, de facto, circula no sector.

O director-adjunto do Instituto Nacional de Estatística, Simão Sábado, disse, na ocasião, que o dinheiro investido e produzido no desporto está numa categoria em que fazem parte, também, os espectáculos musicais e afins.

Para o dirigente, a solução passa por a Autoridade Tributária (AT) criar uma conta satélite (específica), para o desporto, na qual todo o valor investido em acções ligadas ao desporto seja contabilizado.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.