Jornal Desafio
No dia da graduação, Calado posa para a posteridade com a família.
Home » LICENCIADO AOS 73 ANOS, CALADO QUER MESTRADO!
REPORTAGEM

LICENCIADO AOS 73 ANOS, CALADO QUER MESTRADO!

Independentemente da idade, nunca é tarde para sonhar e, mais importante, nunca é tarde para realizar um sonho. Como bónus, as nossas metas e desejos não têm prazo de validade. O que importa e, às vezes, custa é, simplesmente, dar o primeiro passo.

O ex-craque do Maxaquene, um canhoto de raça rara que deliciou os amantes do futebol nos anos 70 e 80, é uma prova viva de quem acreditou num sonho e correu atrás dele com determinação, foco, persistência e até resiliência. Um verdadeiro exemplo para os mais novos.

Em 2024 entrevistámo-lo para a rubrica Rostos & Rastos, numa altura em que, com muitas dificuldades pelo meio, lutava para concluir o curso superior de Contabilidade, porque seguia, à risca, a máxima: “Aprenda sempre como se nunca fosse morrer, mas viva a vida como se fosse morrer amanhã.”

Na altura, já sem contar com prováveis incrementos salariais, Calado só tinha uma meta: “Tenho de deixar de ser técnico de contas e passar a ostentar a licenciatura. A idade já vai avançada, é verdade, mas prefiro ser um desempregado licenciado”, disse-nos. Nessa altura, já era membro da OCAM (Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique) e assinava processos nas Finanças.

Hoje, aos 73 anos, pode dar-se por feliz por ter levado o seu esforço até ao fim, embora já admita que o sonho de fazer um mestrado continua de pé, caso existam condições.

Artigos relacionados:

Carregando....