Jornal Desafio
Moçambola tem sido condicionado pelas passagens aéreas
DESTAQUE » OS DETALHES DO MODELO ALTERNATIVO DO MOÇAMBOLA PROPOSTO PELA BLACK BULLS
MOÇAMBOLA

OS DETALHES DO MODELO ALTERNATIVO DO MOÇAMBOLA PROPOSTO PELA BLACK BULLS

As adversidades obrigam-nos sempre a ter um plano “B” ou “ C” , pois ter um único pode nos criar constrangimentos nalgumas situações. Palavras de Junaide Lalgy, presidente da Black Bulls, clube que propõe um modelo alternativo para o Moçambola, com vista a reduzir os custos operacionais, sobretudo na rubrica do transporte aéreo.

O figurino em alusão, que já foi formalmente submetido à Liga Moçambicana de Futebol (LMF), entidade gestora do Campeonato Nacional, para a devida análise, preconiza a organização do Moçambola em duas fases, uma regional e outra nacional, que é a fase final.

Assim, na Zona Sul fariam parte cinco equipas, nomeadamente a Black Bulls, Costa do Sol, Ferroviário de Maputo, Desportivo da Matola e AD Vilankulo. No centro, quatro, designadamente o Ferroviário da Beira, UD Songo, Chingale de Tete e Textáfrica, sendo que no Norte teríamos o Ferroviário de Nampula, Ferroviário de Nacala, Ferroviário de Lichinga, Desportivo de Nacala e Baías de Pemba.

Essas equipas, assim separadas por regiões, jogariam no sistema clássico de todos-contra-todos em duas voltas, apurando-se para a fase nacional três formações nas regiões Sul e Norte e duas no centro.

Ao todo ficariam oito clubes apurados para a fase nacional, que é reservada aos que disputam o título. Essas oito equipas jogariam no sistema de todos-contra-todos em duas voltas para se encontrar o campeão.

As que não avançam para a fase nacional, que seriam duas em cada região, totalizando seis, disputariam o “play-off” de manutenção, também no sistema de todos-contra-todos em duas voltas.

Assim, as três primeiras classificadas permaneceriam no Moçambola e as três últimas ficariam despromovidas.

Segundo a proposta, a disputada da primeira fase duraria dois meses, concretamente seria entre Junho e Julho e compreenderia 44 jogos, com as deslocações a serem feitas por terra.

Já a segunda fase levaria quatro meses, de Agosto até Novembro, comportando 86 jogos, sendo 56 entre equipas que lutam pelo título e 30 entre as formações que se batem pela manutenção.

No global, seriam 130 jogos no novo figurino, contra os 182 no modelo vigente, que compreende 26 jornadas.

O Moçambola duraria seis meses, entre Junho e Novembro para o caso deste ano, podendo ser recalendarizado nas edições seguintes.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.