A Selecção Nacional é uma das convidadas para o Torneio Internacional de Boxe que terá lugar de 21 a 24 deste mês na capital de Angola, Luanda, alusivo às comemorações dos 50 anos da independência daquele país lusófono, que se assinalam a 11 de Novembro próximo.
Para o efeito, o combinado nacional trabalha a todo o gás no Ginásio da Escola Secundária Francisco Manyanga, em sessões bidiárias, de manhã e de noite, sob liderança do seleccionador Lucas Sinóia.
Segundo o secretário-geral da Federação Moçambicana de Boxe (FMBoxe), António Hélio, Moçambique far-se-á representar por nove atletas em Luanda, sendo sete em masculinos e dois em femininos.
O convite apontava para quatro em masculinos e dois em femininos, mas a FMBoxe optou por aumentar o número dos primeiros para sete, cobrindo por si as despesas de deslocação dos que adicionou, sendo que os restantes, incluindo um treinador e um dirigente, estão sob expensas da sua congénere angolana.
Ainda de acordo com António Hélio, os nove pugilistas são de categorias diferentes. Assim, em masculinos teremos atletas dos 52, 54, 57, 60, 63.5, 67 e 71kg, enquanto em femininos as divisões serão 52 e 57 kilos.
Os nomes dos nove convocados serão conhecidos até ao início da próxima semana.
Depois deste torneio o boxe moçambicano estará novamente em prova internacional, nomeadamente nos Jogos da AUSC-R5 (África Austral), que terão lugar em Junho em Windhoek, capital da Namíbia.
Nos finais de Fevereiro e início de Março últimos Moçambique acolheu e conquistou o Campeonato Africano da Zona-IV, em Maputo.