Jornal Desafio
Com a conquista da Taça do Trono deste ano, a equipa de Ninica soma agora 11 títulos na competição.
DESTAQUE » ASFAR DE NINICA FAZ A “DOBRADINHA”
FUTEBOLISTAS NA DIÁSPORA

ASFAR DE NINICA FAZ A “DOBRADINHA”

A equipa da internacional moçambicana Ninica Cuta, o Association Sportive des Forces Armées Royales (ASFAR), alcançou um feito notável ao conquistar a Taça do Trono de Marrocos, a segunda competição futebolística mais importante do país. Na final, disputada contra o Wydad Athletic, o ASFAR venceu por 3-1, consolidando ainda mais a sua hegemonia no futebol feminino marroquino.

Este triunfo ocorre na mesma semana em que a equipa militar se sagrou bicampeã do Campeonato de Futebol Feminino Profissional D1, somando o seu 12.º título nacional. A dupla conquista reforça a posição do ASFAR como uma das equipas mais dominantes do continente africano.

Desde a sua chegada ao norte de África, Ninica Cuta tem sido uma peça-chave no sucesso da equipa. A avançada da selecção moçambicana já marcou seis golos pela equipa, sendo quatro no campeonato e dois na Taça do Trono. Importa destacar que foi Ninica quem garantiu a qualificação do ASFAR para as meias-finais da Taça do Trono, ao marcar o segundo golo na vitória por 2-0 sobre o Fath Union Sport (FUS), na semana passada.

Com a conquista da Taça do Trono deste ano, o ASFAR soma agora 11 títulos na competição, tendo vencido em 2013, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. Nesta temporada, o principal objectivo da equipa será a participação no primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Clubes, organizado pela FIFA. Contudo, para garantir a vaga, o ASFAR terá de, pelo menos, alcançar a final da Liga dos Campeões Feminina da CAF, competição que venceu em 2022 ao derrotar as sul-africanas do Mamelodi Sundowns.

No ano passado, o ASFAR já havia demonstrado a sua superioridade ao conquistar a Taça do Trono no Grand Stade d’Agadir, após bater o Club Municipal de Laâyoune por 4-2 na final.

Com 26 anos, Ninica Cuta é um dos principais destaques do ASFAR e possui uma trajectória internacional impressionante. Antes de ingressar na equipa marroquina, representou o Costa do Sol (Moçambique), onde conquistou dois títulos nacionais, e o Benfica da Beira, em 2017. Posteriormente, transferiu-se para o Young Buffaloes (Eswatini), onde também se sagrou campeã.

A carreira de Ninica levou-a ainda ao Yanga Princess (Tanzania) e ao Minsk FC (Bielorrússia), onde foi vice-campeã em 2024. Filha do antigo jogador dos Mambas, Danito Cuta, Ninica tem consolidado a sua posição como uma das melhores futebolistas moçambicanas da actualidade.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.