Já era sem tempo! Os “Mambas” há muito que clamavam por um jogo em que Chiquinho Conde pudesse promover a entrada e saída de um e outro jogador sem ter que, necessariamente, perder pontos ou comprometer o acesso a uma competição. Dentro de uma semana, a 10 de Junho, a Selecção Nacional defrontará, em Pretória, concretamente no Estádio Loftus Versfeld, a equipa da casa, África do Sul, num jogo amigável que serve para ambas as nações prepararem as derradeiras jornadas da fase de grupos de acesso ao Campeonato do Mundo- EUA, Canadá e México-2026. Sim, será um encontro a feijões (não contam para nenhuma competição), mas é extremamente importante para o homem do “leme”, Chiquinho Conde, tirar ilações, sobretudo no que toca à condição dos jogadores que têm tido pouco espaço e que desta vez são chamados a exibir-se no palco do Loftus Versfeld. Luís Miquissone e Kambala são os nomes mais sonantes no leque dos que regressam aos convocados, podendo ou não alargar a base de opções dos “Mambas”, caso justifiquem a aposta. É mesmo para isso que servem os encontros a feijões: experimentar novos jogadores, alargar o leque de escolhas, criar rotinas de jogo ou até mesmo ensaiar novos modelos tácticos.
A última vez que a equipa nacional bateu-se num amistoso foi contra o Botswana, a 8 de Janeiro do ano passado. O encontro terminou empatado a uma bola. Marcou Alfons Amade, um dos jogadores que ficou de fora das escolhas por estar em gozo de férias após uma temporada desgastante. É um dos “europeus” que fica de fora, abrindo lugar a outros compatriotas que a 10 de Junho terão a oportunidade de mostrar o seu valor.
Ora, os jogos amigáveis são um componente integral do futebol e servem para as equipas se prepararem para competições futuras e são uma espécie de trampolim para avaliar novos jogadores ou experimentar novas equipas e estratégias. Se na vertente colectiva é extremamente valioso criar cada vez mais um maior entrosamento, na componente individual, cada detalhe pode fazer a diferença, pois há necessidade de os jogadores manterem o ritmo do jogo. Além disso, as partidas amigáveis são uma excelente oportunidade para promover a entrada de jovens talentos na Selecção Nacional, com enorme potencial, mas ainda com pouca experiência.
É neste âmbito que é imperioso aos “Mambas” tirar o máximo proveito das Data-FIFA (período para as selecções disputarem jogos amigáveis), visto serem uma oportunidade preciosa para muni-los de outras valências, sem olhar muito para o facto de ganhar ou perder. Afinal, mais do que vencer ou perder, os “particulares” são mais uma ocasião para os jogadores assimilarem a estratégia envolto de um ambiente de menor pressão.
A partida com a África do Sul, que marca um interregno de quase ano e meio sem amigáveis, é muito bem-vinda e chega em bom momento, na medida em que o conjunto nacional atravessa o melhor período desde a entrada de Chiquinho Conde, em Outubro de 2021. A prestação dos “Mambas” melhorou, tendo conseguido, regressar ao CAN-2023, um feito que não alcançava desde 2010, proeza repetida com a qualificação para a próxima edição do CAN, a ser disputado no Marrocos em Dezembro. Há, por isso, motivos de sobra para que a equipa nacional se mantenha na rota dos “amigáveis”, ou não estivesse em duas frentes importantes, uma de dimensão continental e outra mundial: eliminatórias para o “Mundial” e CAN-2025.