OS restos mortais do antigo futebolista do Maxaquene António Fernando Honwana, mais conhecido nos meandros da modalidade por Duba Duba, vão hoje a enterrar no Cemitério de Lhanguene às 11.00 horas, cerimónia antecedida de velório na sua residência, no Kongolote, às 8.00 horas.
A vida de Duba Duba, de 58 anos, que os iria celebrar no dia 4 de Agosto próximo, terminou na madrugada da passada segunda-feira, numa enfermaria do Hospital Central de Maputo, ao não conseguir mais resistir às complicações renais de que padecia há vários anos.
Refira-se que o fantástico jogador iniciou a sua carreira na Texlom, treinado pelo falecido Joaquim Alói, mas foi no Clube de Desportos da Maxaquene onde viria a consolidar a sua arte de jogar futebol. Fez parte da demolidora equipa que conquistou o “tri” (1984, 85 e 86), além de duas (1986 e 1987) edições da Taça de Moçambique.
Jogou também no Despotivo de Maputo, Matchedje, Têxtil do Púnguè, Textáfrica de Chimoio e Ferroviário de Nacala, onde a sua vida futebolística conheceria o “terminus”.
Dotado de excelente técnica, Duba Duba teve passagem pela Selecção Nacional. Entrou pela porta das Esperanças, que em 1985 disputaram a qualificação para os Jogos Olímpicos de Seul.
Foi ao serviço dessa selecção que foi assediado, na Suazilândia, actual Eswatini, pelos homens do Jomo Cosmos, da África do Sul. Teve uma passagem fugaz, porque adeptos influentes do Maxaquene aconselharam-no a retornar ao seu clube e obedeceu.
Em 1989, Antoninho Duba Duba teve a rara sorte de prestar testes nos franceses do PSG, juntamente com Antoninho Muchanga, Rui Jonas e Nico Dangerman, mas, apesar de o quarteto ter agradado ao “staff” técnico, o processo desandou, por dissonância na conversa entre o empresário e os parisienses quanto aos moldes em que a transferência devia ocorrer.
O finado, casado e pai de quatro filhos, continuava apaixonado pelo futebol. Fundador do Bubissa FC, nas horas livres também dava o apoio possível aos miúdos do seu Choupal, na Academia Tio Laje, assim designada em homenagem a um grande organizador de torneios de bairro.