As equipas participantes nos Campeonatos Nacionais sénior de futebol feminino e nos escalões de juniores e juvenis, em masculinos, vão receber da parte da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) um apoio financeiro de 60 mil meticais.
A medida, que se enquadra na política da FMF de promover a participação competitiva, reforçar a capacidade organizativa dos clubes e contribuir para o desenvolvimento sustentável do futebol em todas as suas disciplinas e escalões etários, foi anunciada ontem pelo presidente da agremiação que gere o futebol nacional, Feizal Sidat, durante a cerimónia de entrega de 1000 bolas às escolas da província de Manica.
Só nos “Nacionais” de seniores femininos, a FMF irá desembolsar 660 mil meticais, valor repartido entre as 11 equipas, nomeadamente: Costa do Sol, Ferroviário da Beira, Águias Especiais de Lichinga, Gaby Futescola, União Desportiva de Lichinga, Associação Black Bulls, Textáfrica de Chimoio, Academia Chimadzi de Tete, Cororico da Beira, Matchedje de Chimoio e Clube de Amigos da Matola, que disputam a competição que termina amanhã na cidade de Chimoio.
Já nos “Nacionais” juniores, a decorrer de 22 a 30 de Agosto, em Quelimane, e juvenis, marcados para 12 a 20 de Dezembro, na cidade de Maputo, os valores despendidos pela FMF deverão andar muito próximos dos aplicados nos seniores femininos, estando por definir o número de equipas participantes.
De referir que a FMF iniciou em finais do mês passado actividades de apoio ao futebol de formação pelo país, tendo iniciado o trabalho na província de Gaza, escalando depois Nampula e agora Manica, num programa inserido no Projecto FIFA Football for Schools.
O próximo destino é a província de Sofala, onde além de entregar bolas, a delegação liderada pelo presidente da FMF irá manter encontros de trabalho com Associação de Futebol daquele ponto do país.