Jornal Desafio
DESTAQUE » AYUBA SALVA “TOUROS” AO APAGAR DAS LUZES
MOÇAMBOLA

AYUBA SALVA “TOUROS” AO APAGAR DAS LUZES

Inocêncio Mazula  

Ayuba, aos 90+4 minutos, salvou a Associação Black Bulls de uma derrota que parecia já consumada diante do Ferroviário de Lichinga, em partida disputada ontem no Estádio Municipal 1.º de Maio e que terminou com igualdade a dois golos.

As duas equipas entraram em campo com garra e determinação, proporcionando um espectáculo que agradou ao público que encheu o recinto desportivo. O Ferroviário de Lichinga foi a primeira formação a criar perigo, mas os avançados Ivan e Mundinho falharam na finalização em lances claros de golo.

Nessa fase inicial, os “touros” denotaram dificuldades em incomodar a baliza defendida por Joaquim. Contudo, aos oito minutos, surgiu a primeira reacção da equipa treinada por Hélder Duarte, com Hammed a rematar de fora da área para uma defesa apertada do guarda-redes “locomotiva”.

Pouco depois, Raul construiu uma bela jogada individual e serviu Ivan, que, num frente-a-frente-com Teixeira, desperdiçou uma excelente oportunidade. O jogo seguia intenso e equilibrado em todos os sectores.

À passagem do minuto 12, Clésio, na cobrança de um livre, cruzou para a grande área, onde Domingos Macandza, de cabeça, inaugurou o marcador, gelando os adeptos da casa. O mesmo Clésio voltou a criar perigo em dois cantos consecutivos, mas sem resultados práticos.

O Ferroviário respondeu aos 19 minutos, numa jogada iniciada por Joaquim com Ivan a servir Mundinho que não conseguiu bater Teixeira. Situação idêntica ocorreu aos 24 minutos, quando Abraão, jovem talento da equipa da casa, rematou por cima.

A pressão do Ferroviário aumentava e, aos 31 minutos, Raul tentou a sorte com um remate forte, mas Teixeira voltou a responder com segurança. A persistência viria a ser recompensada aos 43 minutos, quando Mundinho restabeleceu a igualdade após um cruzamento certeiro de Abraão. No minuto seguinte, o mesmo jogador voltou a ameaçar, mas Teixeira, em grande plano, voltou a brilhar segurando a vantagem mínima até ao intervalo.

No reatamento, a Black Bulls entrou melhor e, logo nos primeiros minutos, Kadre, capitão da equipa, testou a atenção de Joaquim.

Aos 61 minutos, Quaresma cruzou para Ivan, que introduzir a bola na baliza dos “forasteiros”, colocando a sua equipa em desvantagem.

Inconformado, Hélder Duarte procedeu de imediato a três substituições seguidas, procurando reanimar a sua equipa. Macandza ainda teve nos pés a hipótese de ampliar a vantagem, mas, dentro da área, rematou por cima.

Do outro lado, Mundinho também não conseguiu superar Teixeira em nova oportunidade clara.

Com o jogo a caminhar para o final, Antoninho Muchanga também mexeu na equipa, lançando sangue fresco. Aos 90+4 minutos, Ayuba jogador apareceu oportuno e restabeleceu a igualdade, fixando o resultado final em 2-2. O árbitro Feliciano dos Santos apitou pouco depois para o final da partida, confirmando a divisão de pontos num jogo intenso, de parada e resposta, que manteve a invencibilidade dos Black Bulls, mas provou a capacidade de luta do Ferroviário de Lichinga. 

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.