Jornal Desafio
FOTO DE SYMON GUEBAS
DESTAQUE » COSTA DO SOL AVANÇA PARA AS MEIAS-FINAIS
BASQUETEBOL

COSTA DO SOL AVANÇA PARA AS MEIAS-FINAIS

FOTOS DE SYMON GUEBAS E VANESSA MAPOSSE

O Costa do Sol voltou a mostrar por que é  candidato ao título do Campeonato da Cidade de Basquetebol  – designado Jogabets Pro. Na noite de sexta-feira, as “canarinhas” venceram o Ferroviário de Maputo por 64-61, em jogo de acerto de calendário da 1.ª jornada da fase regular em seniores femininos.

A vitória arrancada a “ferro e fogo” confere ao conjunto orientado por Leonel Manhique acesso directo às meias-finais da prova, ao mesmo tempo que reforça a invencibilidade e a liderança isolada da competição.

CLÁSSICO DE ALTA INTENSIDADE

O jogo que opôs duas das principais forças do basquetebol feminino nacional não desiludiu. O Costa do Sol entrou determinado e fulminante, tendo explorado fragilidades defensivas das “locomotivas” e abrindo rapidamente um parcial de 10-0. O primeiro quarto terminou em 18-5, um cenário que parecia antecipar uma vitória tranquila para as vice-campeãs.

Mas o Ferroviário, conhecido pela sua garra e capacidade de superação, não se deixou intimidar. No segundo período respondeu com um parcial de 20-6 e colocou o marcador a seu favor. Ao intervalo, eram as “locomotivas” que lideravam por 25-24, depois de terem aproveitado bem os erros de passe e algumas falhas de marcação do adversário.

A segunda parte trouxe um espectáculo digno da tradição deste clássico. As equipas trocaram cestos, alternaram a liderança. Foi aí que a persistência das “canarinhas” falou mais alto. Com uma defesa compacta e maior eficácia nos lances decisivos, o Costa do Sol fechou as contas em 64-61.

No fim do jogo, as vozes em campo reflectiram a intensidade do duelo.

Flávia Alcino, jogadora do Ferroviário, sublinhou a boa recuperação da sua equipa apesar do desfecho negativo:
Entrámos mal para o jogo, mas durante a partida fomos acertando. Chegamos a recuperar de uma desvantagem de 15 pontos e até empatar, mas perdemos nos detalhes. Foi isso que nos levou à derrota. Pelas vice-campeãs, Cleyde Machava destacou a persistência como chave para o triunfo:
— Ansiávamos há muito tempo esta vitória. Foi fruto do trabalho que vínhamos preparando. O adversário esteve bem, mas numa partida vence sempre o melhor. O que nos deu o triunfo foi a atitude e a persistência.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.