Jornal Desafio
DESTAQUE » DEZOITO ANOS PASSAM SEM NANDO MATOLA!
REPORTAGEM

DEZOITO ANOS PASSAM SEM NANDO MATOLA!

Passam amanhã, 2 de Setembro, justamente 18 anos após o trágico acidente de viação que ceifou a vida do talentoso futebolista internacional moçambicano Fernando Paulo Matola, mais conhecido por Nando Matola nos meandros desportivos, naquele que é um dos episódios mais tristes da história do nosso futebol.

Nando encontrou a morte após despiste, seguido de um violento choque em duas árvores, o que provocou chamas que reduziram a cinzas a viatura em que vinha se transportando com a sua família, na região de Modjadjiskloof, província de Limpopo, na África do Sul, a 2 de Setembro de 2007.

O acidente tirou também a vida da sua esposa Sheila Mavila, filhos Paula Sheila Matola e  Fernando Matola Jr., então com apenas seis meses de vida. Uma família inteira viu os sonhos precoce e tragicamente interrompidos!

Na altura, Nando Matola, que saía do Limpopo para Maputo, em resposta a uma convocatória da Selecção Nacional, que a 8 de Setembro desse ano jogaria na Tanzania para as eliminatórias de acesso ao CAN-2008, tinha apenas 25 anos e militava para os sul-africanos do Black Leopards, onde já tinha o estatuto de capitão da equipa.

O ex-atleta foi homenageado antes e depois desse embate, que decorreu na capital tanzaniana, Dar-Es-Salam, pelos colegas e “staff” da Federação Moçambicana de Futebol, para além da comunidade moçambicana naquele país vizinho, num dia em que Moçambique venceu por 1-0, com o golo madrugador do capitão Tico-Tico, que após marcar apontou para o céu.

Incrédulos e inconformados ficaram os seus colegas, amigos, familiares e uma legião de simpatizantes moçambicanos e sul-africanos, estes últimos que compareceram em peso e conduziram a cerimónia das exéquias de um promissor defesa polivalente que se fosse vivo a 9 Agosto último teria completado 43 anos. 

Nando e a sua família foram subitamente tomados pela morte, depois de terem passado por um local errado e numa hora errada, na estrada Tzaneen-Ly-Denburg, onde em sua homenagem hoje ostenta o seu nome.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.