O Estrela Vermelha de Maputo voltou a mostrar a sua força e experiência, ao vencer o ESFA de Boane por 3-1, num jogo em que impôs o seu ritmo e confirmou o estatuto de favorito à qualificação para a finalíssima da “Poule” Sul.
Com este resultado, o conjunto “alaranjado” soma agora nove pontos, mantendo a liderança isolada da Série “A” e ficando muito próximo de garantir a presença na finalíssima da Zona Sul.
A equipa comandada por “mister” Caló mostrou eficácia ofensiva e maior maturidade competitiva, num jogo em que o adversário até começou a ameaçar, mas acabou por sucumbir ao poder colectivo da turma de Zintava.
Atrás do líder, o Ferroviário de Gaza deu um passo importante ao bater o Bila Shopping, por 1-2, em pleno “Municipal” da Maxixe. Foi uma partida equilibrada, decidida nos detalhes e que permitiu aos “locomotivas” de Gaza chegar aos sete pontos, mantendo viva a esperança de ainda conquistar o primeiro lugar, que garante presença na derradeira fase de apuramento ao Moçambola-2026. A equipa precisa, porém, de vencer os dois próximos encontros e esperar um deslize do Estrela Vermelha para alcançar esse objectivo.
Com a derrota, o Bila Shopping ficou numa situação mais delicada, somando cinco pontos, o que o obriga a vencer os dois jogos que restam e torcer por uma conjugação de resultados muito favoráveis. O cenário é matematicamente possível, mas desportivo e emocionalmente difícil, já que depende de terceiros e da queda de duas formações que têm mostrado regularidade.
O ESFA de Boane, por sua vez, com apenas um ponto somado em quatro jogos, já não tem hipóteses de alcançar a liderança, restando apenas jogar pelo orgulho e pela honra nas jornadas restantes, tentando encerrar a campanha com um resultado positivo que sirva de motivação para futuras edições.
Desta forma, o destino da Série “A” parece estar cada vez mais centrado na luta entre o Estrela Vermelha e o Ferroviário de Gaza, que, aliás, ainda têm um jogo entre si, a ser disputado em Xai-Xai.


