Os pugilistas nacionais já trabalham rumo à participação na Janela de Qualificação aos Jogos Olímpicos, agendada para de 25 de Maio a 2 de Junho, na capital da Tailândia, Bangkok.
O combinado nacional trabalha todos os dias, em treinos bidiários, no ginásio da Escola Secundária Francisco Manyanga, com nove pugilistas, oito que ainda procuram chegar a Paris e Alcinda dos Santos que logrou o apuramento na janela africana, que teve lugar em Setembro do ano passado em Dakar (Senegal). Alcinda treina apenas para manter o ritmo competitivo.
Trata-se de Solomone Júlio (86 kg), Tiago Muxanga (75), Bernardo Marrime (63, mas neste momento na Irlanda, país onde reside), Armando Sigaúque (57), Benilde Macaringue (57), Helena Bagão (52), Isabel Mulungo (57) e Rady Gramane (75).
Yassine Nordine, da categoria de 52 kg, não vai à janela tailandesa devido a uma lesão.
Segundo o secretário-geral da Federação Moçambicana de Boxe (FMBoxe), António Hélio, o jovem pugilista foi submetido a uma intervenção cirúrgica, recentemente, em Maputo, num dos braços, devendo ficar alguns meses fora dos ringues.
Na capital tailandesa serão disputadas 51 vagas que restam para o boxe nos Jogos de Paris por pugilistas de diferentes quadrantes do mundo.
Destas 51 vagas, 28 são masculinas e 23 femininas. São 13 categorias, sete masculinas e seis femininas, algumas com duas vagas e outras com apenas uma.
Esta é a última janela de qualificação aos Jogos de Paris.