Jornal Desafio
AFROBASKETBASQUETEBOL

MOÇAMBIQUE ENFRENTARÁ TRÊS JANELAS PARA O AFROBASKET

A Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminino vai disputar três janelas de qualificação ao Afrobasket, agendado para o mês de Julho do próximo ano, na Costa do Marfim. As três fases de qualificação vão decorrer entre os próximos meses de Julho e Fevereiro de 2025.

A decisão foi tornada pública depois dos trabalhos da primeira reunião da Comissão Executiva da FIBA-África para o ciclo de 2023-2027, decorridos esta semana em Abidjan, Costa do Marfim.

Entretanto, apesar do anúncio das três janelas de qualificação ao Afrobasket-2025, a Comissão Executiva da FIBA-África deixou para o Departamento de Competições a responsabilidade de definição do modelo de disputa do acesso à prova-rainha do basquetebol feminino no continente.

Não obstante, o que se sabe é que as quatro equipas primeiro classificadas do último Afrobasket, disputado em 2023, no Ruanda, têm a qualificação automática e estão, por isso, isentas do apuramento.
Trata-se da Nigéria, tricampeão africana, Senegal, vice-campeão, Mali, terceira classificada e Ruanda, quarta classificada.

No Afrobasket de 2023, recorde-se, Moçambique terminou em quinto lugar.

A reunião do Comité Executivo da FIBA África foi dirigida pelo respectivo presidente, o moçambicano Aníbal Manave. O evento contou ainda com as presenças do presidente da Fundação FIBA, Hamane Niang, os membros do Comité Executivo Pascale Mugwaneza e Jean Michel Ramaroson, membros da Comissão de Jogadores, Clarisse Machanguana e Hamchetou Maiga, respectivamente de Moçambique e Mali e, ainda, os presidentes das sete subzonas da FIBA-África.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Jornal desafio