Jornal Desafio
AFROBASKETREPORTAGEM

AFROBASKET REGRESSA À ANGOLA 18 ANOS DEPOIS

Dezoito anos depois, Angola volta a receber o Afrobasket quando em Agosto de 2025 tornar-se no país-sede do Campeonato Sénior masculino, que vai juntar 16 melhores selecções africanas.

A última vez que o país, 11 vezes e maior campeão de África, recebeu o Afrobasket foi em 2007. Antes, porém, havia sediado a competição em 1989 e 1999. Curiosamente, sempre que jogou em casa, Angola terminou em primeiro lugar.

Essas conquistas, recorde-se, fazem parte do período de Ouro do basquetebol angolano quando, de 1989 a 2023, o país perdeu apenas uma única vez o título africano tendo, em 1997, no Senegal, terminado em terceiro lugar.

Para ganhar a organização do Afrobasket, a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) venceu a concorrência do Egipto e Marrocos, países que tencionavam albergar a prova.

Mas há mais, Angola procura voltar ao trono do basquetebol africano. É que a última vez que foi campeão continental foi há 11 anos, em 2013, na Costa do Marfim.

 “Confirmo que a fase final do Afrobasket-2025 será realizada em Angola. Uma vez que a FIBA-África validou a candidatura do nosso país. Como sabe, para além de Angola, Marrocos e Egipto estavam na corrida, mas felizmente a escolha recaiu para nós, que pela quarta vez vamos organizar o Campeonato Africano das Nações sénior masculino da bola ao cesto” – disse José Moniz Silva, presidente da FAB em declarações à imprensa local.

Leia mais…

Artigos relacionados:

Jornal desafio