Jornal Desafio
DESTAQUE » PREPARAÇÃO DO AFROBASKET COMEÇA A 9 DE JUNHO
AFROBASKET

PREPARAÇÃO DO AFROBASKET COMEÇA A 9 DE JUNHO

A preparação da Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminina para a participação no Afrobasket a decorrer em Abidjan, Costa do Marfim, inicia na segunda-feira do dia 9 de Junho.

A informação foi tornada pública, na quarta-feira, pelo presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), Paulo Mazivila, que, na ocasião, anúncio que a lista das jogadoras pré-convocadas será publicada três dias antes, na sexta-feira do dia 6 de Junho.

O dirigente, que falava na sede do Comité Olímpico de Moçambique (COM), durante a assinatura de um contrato na base do qual o COM vai alocar USD 15.000,00 (quinze mil dólares americanos), cerca de 990.000,00 MT (novecentos e noventa mil meticais) para a preparação do Afrobasket, precisou que o “cinco” nacional deve cumprir um estágio pré-competitivo na Turquia ou Portugal. De acordo com a fonte, entre os dois países europeus, Portugal surge na dianteira, estando com mais de 70 por cento de possibilidades de ser aí onde a equipa vai estagiar e, depois, seguir para o palco da competição.

Refira-se que, na Costa do Marfim, Moçambique está integrado no Grupo “D”, ao lado da tetracampeã Nigéria e o Ruanda, que, na última edição, terminou em quarto lugar.

REENCONTROS COM

DUELOS DE ESTREIA

A Selecção Nacional tem reencontros e jogos de estreia com a Nigéria e Ruanda, durante a fase de grupos da 29.ª Edição do Afrobasket.

Diante do Ruanda, que vai no seu quarto Afrobasket, o “cinco” de Nasir Salé fará o seu primeiro jogo de sempre numa fase final do Afrobasket.

Entretanto, em sentido inverso, frente à Nigéria, equipa que domina o basquetebol africano nos últimos 10 anos, Moçambique fará o seu 10.º jogo.

A primeira vez que as duas selecções jogaram entre si foi em Maputo, na decisão do título no Afrobasket que o país acolheu.

Valendo, igualmente, uma presença nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, as “D-Tigers” ganharam por 69-63, numa final também marcada pelo duelo entre as estrelas Clarice Machanguana e Nfuo Udoka, que lideraram as suas equipas com 21 e 28 pontos, respectivamente.

Nos nove jogos entre si, Moçambique ganhou por duas vezes, sempre nos quartos-de-final, primeiro no Senegal-2007 (69-61) e em Maputo-2013 (77-74), mas perdeu por sete vezes.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.