A Selecção Nacional de Angola, anfitriã do Afrobasket sénior masculina, a decorrer de 12 a 24 de Agosto, está no Grupo “C”, ao lado da poderosa selecção do Sudão do Sul e, ainda, a Guiné Conacri e Líbia.
De acordo com o sorteio realizado na noite de sexta-feira, em Luanda, a capital do país lusófono, ficou definido que os angolanos, 11 vezes campeões africanos e que sempre que jogaram em casa ganharam em 1989, 1999 e 2007, teriam como adversário a equipa africana em maior crescendo.
O Sudão do Sul qualificou-se para o último Campeonato do Mundo, co-organizado, em 2023, pela Indonésia, Japão e Filipinas e, de lá, garantiu o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Em um jogo ocorrido durante o “Mundial-2023” e que servia do apuramento africano para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, o Sudão do Sul venceu Angola de forma categórica por 101-78.
Por isso, é uma equipa temida pelos angolanos que, ainda, terão pela frente a oposição de não menos cotadas equipas da Líbia e Guiné Conacri.
Marcado por equilíbrio, o sorteio da 31.ª edição do Afrobaslet colocou a campeã em título, Tunísia, no Grupo “B”, ao lado da Nigéria, Camarões e Madagáscar.
O Grupo “A” é composto por Costa do Marfim, Cabo Verde, República Democrática do Congo e Ruanda, enquanto que, no Grupo “D”, estão Senegal, Egipto, Mali e Uganda.