Jornal Desafio
O Ferroviário de Quelimane tem sido uma equipa do sobe e desce .
DESTAQUE » ESTRELA E CLUBE DE GAZA ENTRE OS “DESACORDADOS”
FUTEBOL

ESTRELA E CLUBE DE GAZA ENTRE OS “DESACORDADOS”

O Estrela Vermelha de Maputo, vice-campeão nacional na época de 1983, atrás do Desportivo de Maputo, campeão, e à frente do Maxaquene, Ferroviário de Maputo, Textáfrica do Chimoio, Têxtil do Púnguè, Ferroviário da Beira, Palmeiras da Beira, entre outros, está arredado da maior do futebol deste 2016. E nos últimos nove anos não se vislumbram sinais de retorno para breve, não obstante os pronunciamentos dos treinadores que sempre manifestaram esse desejo todos os anos.

À semelhança dos “alaranjados” da capital está o Clube de Gaza, que já venceu, inclusive, uma Taça de Moçambique, tendo também representado o país nas Afrotaças. Recorde-se, os gazenses, na altura liderados por Mansur Daúde, exigiam respeito sempre que entrassem em campo, fosse no seu reduto, como em outro local. Entretanto, nos dias que correm, os adeptos vivem apenas da memória desses tempos.

Também de Gaza, o Ferroviário já não mostra sinais vitais e passa muito tempo que não se faz presente no maior campeonato do país, aceitando, aparentemente, a perda de estatuto de um candidato à subida de divisão, deixando as responsabilidades para os outros emblemas da província, onde o Chibuto esforça-se por espreitar a qualificação, todavia, sem sucesso.

CABO DELGADO

À SOMBRA DO BAÍA

Em Cabo Delgado, o Baía de Pemba tem sido a equipa que mantém a província na rota do Moçambola. A histórica Associação Desportiva de Pemba transparece não ter fôlego para o melhor campeonato do país, apagando as imagens deixadas nos primeiros campeonatos por jogadores como Issa, Jussa, os mais destacados na década de ‘70 e ‘80, ou daquele “Pembinha”, à entrada da de ‘90, liderado por Arnaldo Salvado, recheado de excelentes valores individuais, como Riquito, Pintainho, Pedro Novela, Papadjo, Armindo, entre outros.

O Pembinha, lembre-se, disputou, na fase de grupos, o acesso à primeira final do campeonato com o Desportivo de Tete, outro clube que já não se assume como candidato à subida de divisão. Os duelos entre as duas equipas repetiram-se na mesma fase de disputa, em 1978.

Realce para outra formação conformada com a condição de “secundária”, o Ferroviário de Pemba, que desceu de divisão em 2014, depois de também ter sido despromovido em 2012, 2010 e 2008.  

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.