A Associação Black Bulls vai ganhar 4.250.000 euros (quatro milhões e duzentos e cinquenta mil quinhentos euros), o equivalente a aproximadamente 306.000.000,00 (trezentos e seis milhões de meticais), assim que o Sporting Clube de Portugal concluir a compra dos remanescentes 75 por cento do passe do jogador.
O valor em perspectiva de ser encaixado pela ABB resulta do cálculo da sua percentagem dentro dos 75% do passe do atleta que continua a ser detido pelo Amora FC, clube da região de Lisboa, capital portuguesa, para onde o atleta foi transferido a título de empréstimo e ainda em idade júnior, em 2018.
A percentagem pertencente à Black Bulls no valor do passe ainda na posse do Amora FC foi sempre mantida em segredo, mas, no passado dia 13 de Abril, o Jornal “A Bola” fez saber que o clube moçambicano era detentor de 85 por cento do valor do passe ainda não vendido.
Aquela prestigiada publicação fez saber que o Sporting quer adquirir a quota remanescente no passe do atleta ainda dentro do ano civil de 2025 (até o dia 31 de Dezembro).
Após chegar ao Amora FC, recorde-se, Geny Catamo cedo impressionou e foi contratado pelo Sporting que, talvez por precaução, pagou apenas 25% do passe do atleta, ficando os restantes 75 por cento na posse daquele clube que, agora, exige um valor de 5.000.000,00 de euros (cinco milhões de euros), cerca de 360.000,000,00 MT (trezentos e sessenta milhões de meticais) pela parcela remanescente.
Ocorre que, dentro dos 75 por cento do passe de Geny Catamo ainda detidos pelo Amora FC e que valem 360.000.000,00 MT (trezentos e sessenta milhões de meticais), a Black Bulls tem a maior fasquia, de 85 por cento e que correespondem, em bom rigor, a 4.250.000 euros (quatro milhões e duzentos e cinquenta mil quinhentos euros), o equivalente a aproximadamente 306.000.000,00 (trezentos e seis milhões de meticais).
ELOGIADO PELO
DESEMPENHO CONTRA BENFICA
Na temporada 2024/25, o extremo intrnacional moçambicano sedimentou a sua posição de figura indispensável na estrutura do Sporting, totalizando 46 jogos, sete golos e três assistências em cinco competições diferentes, nomeadamente a Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal, Super Taça e Liga dos Campeões da UEFA.
Na Liga Portuguesa, onde os leões podem ser campeões já no próximo sábado, qua ndo receberem o Vitória de Guimarães para a última jornada e lhes bastando uma vitória, Geny Catamo já actuou em 29 dos 33 jogos até agora dispyutados, marcando cinco golos e feito três assistências.
No passado sábado, no derby da Lisboa, em casa do arqui-rival Benfica, Geny Catamo teve um papel estratégico de grande valor, anulando as acções ofensivas do fogoso ala esquerdo dos encarnados, o espanhol Álvaro Carrera.
No final do jogo, o técnico Rui Borges não se conteve e teceu rasgados elogios ao jovem moçambicano de 24 anos de idade.
– O Geny tem jogado ali (lateral direita, esquerda do Benfica). Focado mais naquilo que era mais o Sporting perante aquilo que o Benfica ia fazendo. O Geny tinha uma tarefa simples e cumpriu-a na íntegra e da melhor forma. Tanto ele como a equipa. Era muito olhar para o Carreras. Se o Carreras estivesse esticado muito entrávamos a cinco. Se tivesse baixado, íamos a quatro. Mas tudo isso batia dentro da nossa estrutura. Por isso, teve um desempenho fantástico – disse Rui Borges, sobre Geny Catamo, em Conferência de Imprensa.
Refira-se que, segundo a edição do dia 13 de Abril último do Jornal “A Bola”, o Sporting rejeitou ofertas de um clube da Arábia Saudita e outra do Valênmcia, da Espanha, nos valores de 15 e 12 milhões de euros, respectivamente.
De acordo com a mesma publicação, o clube só aceita iniciar negociaões para uma possível transferênmcia a partir de 25 milhões de euros.