A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) lamentou hoje a morte de Orlando Conde, ocorrida na noite de ontem, 18 de Maio, na cidade da Beira, vítima de doença.
“Figura incontornável do desporto moçambicano, Orlando Conde destacou-se no atletismo, basquetebol e futebol, sendo considerado um verdadeiro ídolo nacional. A sua trajectória esteve intimamente ligada ao Clube Ferroviário da Beira, onde permaneceu activo em diversas frentes até aos seus últimos dias”, lê-se na mensagem assinada pelo presidente da FMF, Feizal Sidat.
Nascido a 23 de Dezembro de 1954, Orlando Conde era o mais velho de uma família ligada ao desporto nacional, onde se destacam nomes como Geraldo, Elcídio e Chiquinho Conde, este último actual Seleccionador Nacional. Em 1986, os quatro irmãos representaram Moçambique na primeira participação do país numa fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN).
“Neste momento de dor, o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, em seu nome pessoal e em nome da instituição da FMF, endereça à família enlutada, ao Clube Ferroviário da Beira, e a toda a comunidade desportiva nacional as mais sentidas condolências”, refere a nota.